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12/8/2022 - O volume médio diário de veículos que trafegam no trecho da Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros” (SP-294) entre os municípios de Pompéia, Tupã e Parapuã, apresentou alta de 2,75% no ano de 2021, em relação ao ano de 2020.
Segundo dados do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), no ano de 2020 o trecho recebeu a movimentação média diária de 14.167 veículos. No mesmo período do ano passado, essa movimentação foi de 14.557 veículos.
O aumento, porém, ocorreu devido ao incremento da vacinação no final do ano passado, que possibilitou a flexibilização das atividades econômicas e a gradual retomada no fluxo de veículos na rodovia.
Vale lembrar que, devido ao aumento na movimentação de veículos, o trecho também tem registrado elevação no número de acidentes e mortes.
Para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho tupãense, o poder público ainda precisa tirar muitos projetos do papel. Um deles é a adequação, a partir do trevo principal, com acesso às vicinais de Bastos e Quatá. Há anos, motoristas destacam os perigos de trafegar pelo trecho devido à altura do “pontilhão”. O dispositivo tem apenas quatro metros de altura, o que impossibilita a passagem de veículos maiores, que são obrigados a buscar outras alternativas.
Vale lembrar que Tupã possui projetos com o governo federal, nunca viabilizados, para adequar o trevo principal com nova iluminação e melhorando a sinalização aos motoristas que acessam a cidade pela Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros” (SP-294).
Investimentos
Segundo informações da Eixo SP, a rodovia deverá contar com adequações e construção de novas paradas de ônibus do km 493 até o km 560, com previsão de finalização em junho de 2023; construção de uma base da Polícia Militar Rodoviária na região, até junho de 2025, em ponto a ser definido entre os quilômetros 516 e 538; e uma passarela (km 528+100) para facilitar a travessia de pedestres com segurança, com previsão de instalação até junho de 2026.
De acordo com a Eixo SP, até junho de 2027 o cronograma da concessionária, em alinhamento com a Artesp, visa a duplicação de trechos da SP-294 (km 494 até o 560), adequações e inserções de novos dispositivos de entroncamento, além de melhorias de pavimento e estruturas viárias nos trechos urbanos.
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