Praça da Bandeira: Vereador cobra explicações sobre poda drástica

Geral


25/04/2024 - O vereador Renato Fresneda Delmori, o “Renatinho da garagem” (Novo), encaminhou na tarde da última terça-feira, dia 23, ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando informações sobre a poda drástica de um pé de ipê na Praça da Bandeira.
Segundo informações, a árvore foi podada drasticamente para que um brinquedo fosse instalado no local, durante a Semana da Solidariedade. No ofício, o parlamentar requereu informações sobre uma possível autorização da secretaria para a poda do ipê. “Em havendo autorização para poda drástica, requer seja enviada a este edil cópia da autorização, bem como o laudo do engenheiro ambiental autorizando a poda; se não houve autorização dessa secretaria, quais medidas administrativas foram tomadas; se houve a identificação do autor da poda, requer seja remetida cópia da multa a este parlamentar”, afirmou. 
“Renatinho da garagem” disse que a Prefeitura de Tupã tem até dez dias para encaminhar resposta. 

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Tupã disse que autuou a empresa que realizou a poda da árvore na Praça da Bandeira. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que não realizou a poda de um ipê na Praça da Bandeira. A poda foi realizada pela empresa do parque de diversões instalado durante a realização da Semana da Solidariedade, que foi contratada pelas entidades que participaram do evento. Assim que a Secretaria de Meio Ambiente foi informada da poda irregular, realizou imediatamente o processo de autua-ção e responsabilização da empresa, que estará sujeita às sanções previstas em lei”, afirmou. 

Questionamento
A observação no caso é que a poda drástica de uma árvore não acontece de forma silenciosa ou rápida. Essa poda é realizada com motosserras ou facões que, quando utilizados, chamam a atenção por causa do barulho. O que se questiona é como nenhum servidor da Prefeitura de Tupã que transita diariamente pelo Paço Municipal, inclusive o prefeito, não observou essa ação que aconteceu em plena luz do dia, para impedir esse crime. 
Se o crime foi realizado no sábado ou domingo que antecedeu o evento, a prefeitura ainda conta com serviço de vigia que também poderia impedir essa ação que aconteceu em frente ao Paço Municipal, na Praça da Bandeira. Aliás, recentemente uma árvore foi cortada e retirada da frente do Paço Municipal e ninguém viu nada.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade