Impunidades

Geral


(*) Osvaldo Teruo Morinaga 

28/03/2024 - Há momentos em que não acreditamos na justiça. Ocorrem crimes em que a sua punição parece estar fora do alcance da lei. 
Existem vários fatores que me levam a pensar assim. Quem detém o poder aparentemente está acima de muitas leis. Falando em poder, englobamos inúmeros tipos. O poder econômico é um desses tipos. O poder político também é outro. O poder de persuasão pela força ou ameaça também tem a sua parte. 
Muitos crimes são cometidos por pessoas que dominam pelo menos um tipo desse poder ou os vários tipos. Os crimes são esquecidos com o passar do tempo porque as provas ou o empenho das autoridades vão se afrouxando quando estão sempre esbarrando em obstáculos muitas vezes intransponíveis.  Então esses casos são arquivados e o assunto encerrado por falta de argumentos ou caminhos a serem seguidos. 
Temos que convir que se um crime é cometido, sempre ficam rastros ou indícios dos seus praticantes e seus mandantes. Alguém sempre se beneficia com os efeitos do crime praticado. 
Um grande roubo sempre deixa provas do envolvimento de uma quadrilha altamente preparada para realizar a ação, provas do seu preparo, estratégias de ação e fuga, da destinação do fruto do roubo e o planejamento geral de toda a ação. Depois, o dinheiro roubado vai aparecer em investimentos, aplicações, demonstração de enriquecimento surpreendente de alguns ou muitos dos envolvidos. 
Nesta semana ocorreram três fatos que demonstram que a justiça tarda, mas não falha. O primeiro fato foi o encerramento do julgamento de um famoso jogador de futebol acusado pela justiça espanhola de estupro ocorrido na cidade em que ele atuava. Foi denunciado, julgado e preso pelo cometimento do ato. Ficaria preso por um longo tempo, mas já está em liberdade vigiada por ter pago um milhão de euros ao sistema judicial a título de fiança. Um crime praticado, julgado e condenado à prisão. Um ótimo jogador que poderia ser um exemplo para a juventude de como a ascensão social e econômica é possível através do esporte, não conseguiu ser o exemplo fora das quatro linhas. 
No mesmo período outro jogador, este acusado do mesmo tipo de crime pela justiça italiana, também teve o mesmo destino. A diferença é que este se ausentou antes que terminassem o julgamento, voltando ao nosso País, ficando aparentemente fora do alcance da justiça italiana. Mesmo assim foi julgado e condenado a nove anos de prisão. Como não existe a extradição de um brasileiro para um país estrangeiro apesar da conclusão do julgamento, tendo sido ele condenado, a opção possível foi o cumprimento da pena na sua nação de origem, ou em que ele se encontra agora. A justiça nacional analisou o processo e declarou a culpa segundo os autos e atualmente está preso, cumprindo a pena. 
Havendo culpa e a comprovação da culpa, não pode existir a impunidade. O Judiciário existe em todas as nações e as leis devem ser cumpridas. Não podemos relevar os fatos e minimizar os crimes cometidos. Se foi julgado e condenado, deve cumprir a sua pena. Ninguém está acima da lei. Não se pode pesar na balança os seus feitos como esportistas se no outro prato está o pesado fardo do crime cometido. 
Outro crime que está em fase de elucidação é o assassinato de uma vereadora carioca e seu motorista no centro do Rio de Janeiro. Depois de seis anos de avanços e retrocessos, a polícia chegou aos autores intelectuais desse nefando crime. Grandes figuras da política carioca e delegado geral nomeado na época são os suspeitos. Já estão presos para a confirmação ou não da culpa dos envolvidos. Se confirmado o envolvimento dessas pessoas e apuradas as causas da execução, chegamos à conclusão de que o crime organizado está na cúpula do meio político. 
Ainda há muito a investigar e apurar, mas os indícios de envolvimento de políticos e policiais em crimes hediondos como esse, nos mostra que a cúpula do poder está podre. Pelo menos na política carioca. Se houver desdobramentos com a inclusão de outros nomes na trama, em quem podemos confiar daqui pra frente? Será aquilo somente a ponta do iceberg? Em tudo que envolve dinheiro, a corrupção está presente e se decide através de chacinas e assassinatos? Aguardemos os próximos capítulos dessa triste novela.

(*) Osvaldo Teruo Morinaga - osvaldomorinaga@gmail.com 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade