Área plantada de mandioca pode triplicar na região de Tupã

Economia


24/6/2022 - Iniciado no mês de maio, o plantio da atual safra da mandioca deverá acontecer na região de Tupã até o mês de agosto, segundo explicou o produtor rural Edson Schiavon. “A estimativa é de que a área plantada na região triplique nesta safra”, disse. 
De acordo com Schiavon, produtores de outras culturas que registram baixa nos preços estão migrando para o cultivo da mandioca, que hoje está mais vantajosa. “Hoje, a tonelada da mandioca está custando R$ 800,00 em média”, afirmou. 
O produtor rural e presidente da Cert e Camap, destacou, porém, que a maior oferta do produto poderá fazer com que os preços caiam na próxima safra. “Teremos um excesso de oferta”, afirmou. Ou seja, com o excesso de mandioca no mercado, os preços do produto tenderão a baixar no próximo ciclo. 
Vale lembrar que os produtores que estiverem cultivando em áreas próprias terão mais vantagens na adequação de preços, porque poderão esperar pela melhor época de venda. 

Aumento na moagem

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) explicou que com a demanda pela matéria-prima ainda fortalecida, muitas empresas tiveram dificuldades em se abastecer, passando a adquirir raízes em regiões mais distantes. “Ainda assim, no acumulado de maio, a moagem cresceu expressivos 40%”, afirmou.
O Cepea destacou que, para liberar áreas, principalmente de arrendamentos a vencer, ou para o cultivo da safra 2022/23, produtores do Oeste do Estado de São Paulo tiveram que avançar com a colheita. “A demanda industrial, por sua vez, seguiu enfraquecida, principalmente pelas farinheiras. Com as boas condições climáticas, os trabalhos no campo devem seguir avançando”, afirmou. 
Agentes da indústria de fécula têm expectativa de restrição de oferta ao longo do segundo semestre, o que pode continuar elevando os preços.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade