Varpa: 100 anos: Comemorações do centenário aumentam movimentação no distrito

Geral


24/10/2022 - Com a proximidade do Centenário de Varpa, o Museu dos Pioneiros “Janis Erdbergs” já espera um aumento no número de visitações neste final de ano. 
Novembro é o mês que marca os 100 anos da imigração leta em Varpa, mas o distrito já recebe programações comemorativas desde o mês de julho. 
O subsecretário de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, disse que o museu está funcionando normalmente. “Os interessados podem visitar todo o acervo do museu que está funcionando em seu horário normal. Somente as visitas aos sábados e domingos que são realizadas por agendamento”, disse. 

O subsecretário explicou que o museu também receberá obras para regularização do prédio. “As obras para emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) serão iniciadas provavelmente em janeiro. No momento, o processo está em fase de licitação com empresas visitando o museu para conhecer a sua estrutura”, disse.
Vale lembrar que os recursos para a adequação do museu serão repassados pelo DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estân-cias Turísticas). A obra está avaliada em cerca de R$ 404 mil. 

Acervo

Parte da história da imigração leta está presente no acervo, com mais de 5 mil peças, do Museu dos Pioneiros “Janis Edbergs”. O acervo é formado por fotos, objetos pessoais dos primeiros imigrantes e equipamentos considerados avançados para a época.
A tecnologia trazida pelos imigrantes letos era um avanço tecnológico para a região, que na época chegou a ser um dos primeiros locais no Estado de São Paulo a ter energia elétrica e edição de jornais e revistas. 

O museu apresenta a história dos primeiros imigrantes, seus costumes, hábitos e suas influências, seja na gastronomia, arquitetura, economia, saúde, educação, música e religiosidade. O museu recebe, atualmente, cerca de 200 visitantes por mês, segundo informações da Subsecretaria Municipal de Cultura. 
O Museu dos Pioneiros, em Varpa, é o que possui o maior acervo histórico do povo leto em todo o mundo, fora da Letônia.

Acervo online

Mas vale lembrar que essa riqueza histórica ainda não pode ser visitada pela internet, porque o museu ainda não possui a tecnologia com plataforma de acervo online.  Para ser implantada, a medida é burocrática e depende de convênios e autorização de órgãos estaduais. 
O Museu dos Pioneiros Janis Erdbergs está funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 12 às 16 horas. O telefone para agendamentos é o (14) 3491-5013.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade