66º Jogos Regionais de Tupã

Esportes


(*) Roberto Kawasaki

5/04/2024 - Finalmente, depois de 22 anos, Tupã sediará os 66º Jogos Regionais, com cerca de 24 modalidades esportivas da 7ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, composta pelas Diretoria de Presidente Prudente e Inspetorias de Adamantina, Dracena, Osvaldo Cruz, Presidente Venceslau; Diretoria de Marília e Inspetorias de Assis, Ourinhos, Piraju e Tupã. São ao todo 101 municípios.
Ao que consta, Tupã sediou os Jogos Abertos do Interior de 1971 e os Jogos Abertos do Interior de 1976. Em termos de Jogos Regionais, sediou os Jogos de 1975. Tentou em 2014, salvo melhor juízo, mas, por exigências de AVCB dos estabelecimentos escolares, que após a tragédia da Boate Kiss em 2013 tornou-se uma exigência inegociável, não pôde realizar os tão sonhados Jogos Regionais. 
As novas gerações não têm noção do que representa o município realizar os Jogos Regionais. Tupã sediará de 03 a 13 de julho, em plenas férias escolares. O que é crucial, tendo em vista que as escolas serão locais para abrigar as delegações das 101 cidades da região.
Será um evento inesquecível, pois serão centenas e centenas de jovens atletas de 24 modalidades esportivas de ambos os sexos, mais dirigentes, técnicos e torcedores.
Serão 11 dias de muitos jogos, movimentação de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes. Haverá, portanto, muita entrada de dinheiro na economia de Tupã, principalmente no comércio tupãense. 
E, sem sombras de dúvidas, a população de Tupã deverá acolher os visitantes com muito carinho, respeito e consideração. Pois muito mais do que disputas esportivas, serão relacionamentos pessoais, sociais, amizades e eventualmente inimizades que serão esquecidas quando outros jogos forem disputados.  Obviamente que todos os atletas desejarão se classificar para os Jogos Abertos do Interior em Presidente Prudente, de 08 a 21 de setembro. 
No final teremos, como se pode esperar, vencedores e vencidos. Contudo, a formação da pessoa, do atleta, do caráter, do espírito competitivo, do respeito à arbitragem, do acatamento às decisões dos Tribunais de Justiça Desportiva, serão o saldo dos Jogos Regionais.
Imaginem o significado na formação da pessoa e atleta que os Jogos Regionais irão proporcionar. Por outro lado, Tupã ganhará um novo ímpeto esportivo nas modalidades. Quando o esporte ganha, junto vem a educação, saúde e cultura. Por outro lado, perdem o ócio, as drogas, a marginalidade, os crimes. Assim sendo, devemos aplaudir o trabalho político do prefeito Caio, do vice-prefeito Renan, dos vereadores à Câmara Municipal de Tupã, dos deputados Luis Carlos Motta e Ricardo Madalena, sem os quais Tupã não conseguiria sediar os Jogos Regionais.
Especialmente o prefeito Caio e o vereador Alexandre Scombatti, que iniciaram a solicitação. Expresso isso porque carrego comigo, nos 12 anos de vereança, de 1989 a 2000, a frustração de nunca ter conseguido trazer os Jogos Regionais para Tupã, muito embora nunca faltasse vontade política de minha parte. 
Parabéns Tupã e toda a classe esportiva e política.

(*) Roberto Kawasaki é economista 
pela FEA-USP, professor da Faccat, colunista 
da TV Câmara de Tupã, colunista da Rádio Cidade, Tupacity e do DIÁRIO

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade