Tupã ainda sofre com mato alto em terrenos vazios

Geral


23/04/2024 -Tupã ainda possui centenas de terrenos e áreas verdes com mato alto, o que aumenta a preocupação dos moradores dessas regiões devido aos atuais números de contaminação por dengue. O assunto, porém, parece não preocupar as autoridades.
Segundo dados do último boletim da dengue, de 1º de janeiro até ontem, segunda-feira, foram confirmados no município 335 casos positivos da doença – uma média de três casos por dia. 
Por mais que a Prefeitura de Tupã tenha anunciado mutirões de limpeza para reduzir os impactos causados pelo mato alto e a sujeira nesses locais, a falta de roçada nesses espaços é uma das principais reclamações da população. 
A solução parece ainda muito distante, sem a implementação de medidas mais eficazes. Até o ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgava, em seu site, os serviços de roçada realizados no município. 
No site da secretaria, a última informação sobre roçada e limpeza feita em terrenos públicos foi no dia 11 de maio de 2023, quando a pasta informou a roçada e limpeza geral na Praça Amélio Múccio Mazzei, Praça 92 Anos e Praça do Skate, Rotatória Avenida Marechal do Ar Eduardo Gomes e Vicinal Tupã-Arco-Íris. Atualmente, as informações sobre esses serviços são anunciadas esporadicamente, somente durante os mutirões de limpeza.
Segundo dados do Portal da Transparência, no ano passado a Prefeitura de Tupã comprou duas roçadeiras pelo valor de R$ 22,8 mil para atender as demandas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas a prestação desse serviço ainda está muito abaixo do esperado, devido aos inúmeros terrenos particulares com mato alto na cidade. 

Parcelamento

Após notificar os proprietários de terrenos baldios com mato alto no endereço e no Diário Oficial do município, e não havendo a tomada de providências,  a Prefeitura de Tupã pode fazer a limpeza do terreno e encaminhar a conta para o proprietário.  
Para facilitar o pagamento, a prefeitura autorizou, no ano passado, o parcelamento de débitos referentes à execução de serviços de capinação e roçada de terrenos particulares executados pela administração municipal. O Decreto nº 9.955/2023 estabelece que os valores referentes aos serviços de capinação e roçada de terrenos particulares sem edificação, executados pela administração municipal, poderão ser parcelados em até 10 vezes, respeitado o valor mínimo de meia Unidade Fiscal do Município (UFM) por parcela que, atualmente é de R$ 108,54. O parcelamento do débito deverá ser requerido pelo proprietário diretamente na Central de Atendimento, na Praça da Bandeira nº 800, ou com a utilização dos canais de atendimento eletrônico disponibilizados, identificando a notificação recebida pela execução dos serviços.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade