Gripe: ‘Dia D’ teve menos de mil pessoas vacinadas

Geral


17/04/2024 - A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (13) o “Dia D” da campanha contra a gripe. Nas 13 unidades de Tupã e nas unidades dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo, compareceram 934 pessoas pertencentes aos grupos prioritários dentro da atual etapa, que foram imunizadas. 
Segundo a Secretaria de Saúde, o número pode ser considerado baixo, devido à data especial de abertura de todas as unidades no final de semana. Até o momento, somente 5.441 doses foram aplicadas em pessoas dos grupos prioritários, atingindo somente 21,5% do esperado.
“O ‘Dia D’ é o momento em que mais esperamos a presença da população, devido ao horário estendido das unidades. Mas, infelizmente, tivemos pouca procura e precisamos reforçar a importância da imunização para evitar casos graves da doença”, disse a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri.
Este ano o Ministério da Saúde antecipou a campanha, tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, para o mês de março, além de abrir a primeira etapa para todos os pertencentes aos grupos prioritários que antes eram contemplados gradativamente.
A decisão veio após análises e detecção da antecipação da circulação de vírus respiratórios em geral. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação em todo o País.
Os púbicos alvos da campanha são: 
- Crianças de 6 meses até menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- População em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores da educação;
- Caminhoneiros;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 
- Pessoas com deficiências permanentes;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.

Campanha continua

Para se imunizar contra a gripe basta comparecer na unidade mais próxima e apresentar a carteira de vacinação e o CPF. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença.

“A campanha continua e contamos com a colaboração de todos. A gripe é uma doença que pode matar e precisa de atenção. Lembrando que estamos em uma época de grande circulação do vírus e precisamos manter todos imunizados”, alertou o secretário Municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Marchi.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade