Na região, 60% do amendoim já foi colhido

Economia


27/3/2024 - As últimas chuvas colaboraram para a colheita do amendoim na região de Tupã, em meio a uma safra em que os produtores já estimam prejuízos entre 40% a 60%. Com a terra umedecida, o arranquio do amendoim foi agilizado.
O presidente da Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (Camap), Edson Schiavon, explicou que, até o momento, os produtores rurais da região de Tupã já colheram 60% do amen-doim plantado na safra 2023/2024. “As chuvas dos últimos dias ajudaram muito, tanto o amendoim que estava sendo arrancado como o que ainda está em desenvolvimento”, disse. 

Nesta safra, devido à irregularidade das chuvas e às ondas de calor de 40 graus, o amendoim não teve um bom desenvolvimento vegetativo. Outro problema causado pelo forte calor foi o surgimento de pragas. Na região, os produtores estimam que a produtividade média vai ficar em 250 sacas por alqueire, quando o ideal seria 550 sacas por alqueire. Para piorar a situação, o mercado continua com preços baixos, muito aquém do que os produtores esperavam. Atualmente, a saca de 25 quilos do amendoim em Tupã está cotada em R$ 105,00.
A certeza é de que o resultado final da safra de amendoim deste ano será de prejuízo e muitos não conseguirão pagar as dívidas contraídas na compra do adubo e do veneno. Mas fica a esperança de que na próxima safra as coisas melhorem.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade