Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Estado do Piaui assinam acordo de cooperação

Geral


12/2/2024 - Transformar a educação brasileira. É com esse propósito que a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) tem realizado uma série de iniciativas para que aconteça essa transformação em vários locais do País. 
Neste contexto, no último dia 2 foi realizado evento de celebração do acordo de cooperação entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, o Instituto Cultivar Progresso e o Senar para a oferta dos cursos técnicos em agricultura com ênfase em mecanização em agricultura de precisão no município de Uruçuí, e em desenvolvimento de sistemas com ênfase em ciência de dados, em Bertolínia, naquele Estado.
O evento ocorreu na sede da Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles; do secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira, representantes do Instituto Cultivar e do Senar e da professora doutora Marisa Renaud Faulin, diretora da Fatec Pompéia “Shunji Nishimura”. A FSNT esteve representada pelo membro benemérito do Conselho Curador, Jiro Nishimura e por Alberto Issamu Honda, conselheiro consultivo da instituição.

CURSOS

Realizado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cícero Coelho, em Uruçuí, o curso  técnico em agricultura com ênfase em mecanização em agricultura de precisão vai abordar as tecnologias utilizadas para personalizar o manejo agrícola, considerando as variações encontradas no campo. 
Dessa forma, os agricultores poderão tomar as melhores decisões por meio da análise de dados coletados, visando o aumento da produtividade e eficiência.
Já o curso técnico em desenvolvimento de sistemas com ênfase em ciência de dados será ofertado no CETI Irapuá, em Sebastião Leal. O uso da ciência de dados vem se popularizando no campo, uma vez que contribui para trazer maior eficiência, produtividade e sustentabilidade na agricultura, por meio da coleta de dados em larga escala através de sensores ou satélites, análise destes dados, identificação de padrões relevantes de modo a garantir a otimização das práticas agrícolas e a gestão eficiente dos recursos, dentre outros benefícios.
As aulas nos centros são de tempo integral e iniciam-se ainda neste mês de fevereiro. Os cursos contarão com o apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia por meio da sua estrutura tecnológica e metodológica e da Fatec Pompéia “Shunji Nishimura”, que oferece os cursos superiores de tecnologia em mecanização em agricultura de precisão e de tecnologia em big data no agronegócio.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade