Educação: Prefeitura de Tupã explica condições dos núcleos de tempo integral

Geral


18/04/2024 - No início desta semana, a redação do DIÁRIO recebeu informações sobre eventuais problemas que estariam acontecendo nas atividades promovidas pelas escolas de tempo integral, entre elas a Emeief “Governador Mário Covas” e Emeief “Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo”, mantidas pela Secretaria Municipal de Educação. 
Uma das reclamações era a mudança das atividades da escola de tempo integral que aconteciam no Núcleo Nossa Senhora da Paz, nos altos da Vila Abarca, que foram transferidas para o núcleo CEI (Centro de Educação Integrada), no Parque Universitário.

Prédio fechado 
e falta de espaço

De acordo com as informações, após a transferência de prédio, o núcleo CEI já não teria a mesma condição para atender a nova demanda dos novos alunos que ficaram com menos espaço naquele local.

Segundo as informações, as instalações no prédio do Núcleo Nossa Senhora da Paz “estavam péssimas, abafado, sem ar-condicionado, ventiladores e com sala de aula funcionando no meio da quadra”, afirmou uma fonte da comunidade que preferiu não se identificar. “Sem contar o problema com o transporte dessas crianças, com quatro a cinco anos de idade, e que, agora, precisam sair do ‘Mário Covas’ e ir para o CEI”, acrescentou.
Em nota, a Prefeitura de Tupã explicou que, “considerando as necessidades individuais e coletivas de aprendizagem e em virtude do alto número de matrículas” no Núcleo de Tempo Integral Nossa Senhora da Paz, “os alunos foram  transferidos para o Núcleo de Tempo Integral CEI, onde os ambientes valorizam a superação da fragmentação do conhecimento e mobilizam os saberes e as práticas vivenciadas pelos estudantes. Promovendo uma cultura de respeito e valorização da escola, reconhecendo as potencialidades de cada aluno, foi priorizada uma reorganização curricular avaliando as oficinas para que haja participação ativa das crianças”.

Vale lembrar que o prédio onde funcionava o Núcleo Nossa Senhora da Paz está sem uso. E mesmo assim, a Prefeitura de Tupã ainda paga o aluguel do espaço. Segundo dados do Portal da Transparência, neste ano a prefeitura pagou três alugueis do prédio, no valor de R$ 12.900,36. Os três pagamentos, no valor mensal de R$ 4.300,12, aconteceram no dia 15 de fevereiro, 15 de março e 15 de abril.
A prefeitura explicou que no Núcleo de Tempo Integral – CEI, os alunos matriculados na Escola “Governador Mário Covas” participam de oficinas de socioemocional, arte sensorial, inglês, dança, musicalização, expressão corporal, culinária e oficina literária. 

Aulas de 
natação

De acordo com as informações recebidas pela reportagem, os alunos do 1º ao 3º ano da Escola “Governador Mário Covas” já não estão mais participando das aulas de natação por determinação da escola.
A prefeitura, em nota, explicou que para os alunos dessa escola, matriculados entre o 1º e 3º ano, “que estão no processo de alfabetização, processo esse de enfrentamento dos desafios propostos nessa faixa etária, são ofertadas as oficinas de orientação de estudo – LP, orientação de estudos – Matemática, ginástica acrobática, percussão, empreendedorismo, linguagens tecnológicas, jogos esportivos, arte cênica, socioemocional, inglês, dança e canto e coral”.

A prefeitura não se pronunciou sobre os motivos pelos quais esses alunos [do 1º ao 3º ano] já não fazem mais aulas de natação. 
A prefeitura explicou que aos alunos da Escola “Governador Mário Covas” que participam de atividades no Núcleo de Tempo Integral “Professora Izilda de Freitas”, na Fepasa, “são ofertadas para os alunos de 4º e 5º anos as oficinas de orientação de estudo – LP, empreendedorismo, linguagens tecnológicas, jogos esportivos, socioemocional, inglês, dança, canto e coral, judô, natação e robótica”.


Falta de 
professores

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, as escolas “Governador Mário Covas” e “Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo” também estariam enfrentando dificuldades com a falta de professores. “Quando não há professores na sala de aula, quem fica responsável pelas aulas são os próprios funcionários da secretaria”, afirmou a fonte.
A prefeitura explicou, porém, que “o quadro de professores atribuídos para essas oficinas está completo nas unidades escolares e está sendo formado pela equipe gestora, sendo necessário um amplo e participativo processo de atualização de orientações curriculares para o fortalecimento do currículo de educação integral, considerando, além do tempo, os espaços escolares, materiais, os sujeitos, saberes e territórios além da escola”.
“Somente há falta de professores em casos específicos de exoneração e licenças médicas, sendo imediatamente alterado por professores substitutos”, destacou a nota.

De acordo com a nota encaminhada pela prefeitura, os alunos da pré-escola, matriculados na Escola “Sônia Maria Gomes Jerônimo”, participam de oficinas de arte e cultura, ciências, saúde e meio ambiente, culinária, educação socioemocional, musicalização, ritmo e dança, jogos, esportes e recreação, inglês e informática. “Para os alunos do ensino fundamental, são ofertadas oficinas de arte e cultura, ciências, saúde e meio ambiente, culinária, educação socioemocional, empreendedorismo, orientação de estudos em matemática, linguagem e tecnologia, musicalização, ritmo e dança, jogos, esportes e recreação, inglês e informática”, afirmou.

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