Religião: Semana Santa vai ter celebrações até domingo

Geral


14/04/2025 -  As paróquias de Tupã iniciaram ontem, domingo, as celebrações da Semana Santa, um dos momentos mais importantes pa-ra os fiéis católicos. O período relembra os últimos dias de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, sendo considerado um tempo de reflexão, perdão e renovação espiritual.
Neste ano, as quatro paróquias da cidade - São Pedro Apóstolo, São Judas Tadeu, São José Operário e Nossa Senhora Auxiliadora - prepararam programações onde a participação dos fiéis católicos será essencial, com missas, procissões e atividades comunitárias. 
As celebrações começaram ontem, com o domingo de Ramos, 13 de abril, e prosseguirão até o próximo domingo, dia 20, com a celebração do domingo de Páscoa.
Hoje, segunda-feira, será rezado o Terço das Mães que Oram pelos Filhos e o Terço dos Homens, a partir das 20 horas, na São Judas. 
Na terça, os fiéis participarão da Missa dos Santos Óleos, celebrada às 19h30 min, no Santuário São José, em Osvaldo Cruz. 
Já na quarta-feira acontece a Procissão do Encontro, com mulheres saindo da Escola "Joaquim Abarca" e homens da Praça "João Colucci", às 19h30 min, até a Paróquia São Judas.

São Pedro
A Paróquia São Pedro Apóstolo iniciou ontem o domingo de Ramos com missas na Capela Nossa Senhora Aparecida, às 7 horas, na Santa Rita e na Matriz, às 9 horas, e missas com bênção dos ramos às 17 e 19 horas. Entre hoje e quarta-feira, serão realizadas missas penitenciais às 6 horas. 
Hoje, segunda, às 19h30 min, a São Pedro terá o terço com as famílias, seguido de missa pelas almas às 20 horas. 
Amanhã, terça, a Via-Sacra será rezada às 19h30 min, ainda na São Pedro, mesmo horário da missa dos Santos Óleos em Osvaldo Cruz. 
Na quarta-feira, a tradicional Procissão do Encontro acontece às 19h30 min, com encerramento na Igreja Matriz de São Pedro. 
Na quinta-feira haverá a missa do Lava-pés às 20 horas, seguida de vigília eucarística. 
A Capela Santa Rita também realiza celebração no mesmo horário. 
Na sexta-feira Santa, a celebração da Paixão será às 15 horas, tanto na Matriz de São Pedro quanto na capela, e a Procissão do Senhor Morto, às 19 horas. 
No sábado, a Vigília Pascal começa às 20 horas, e, no domingo de Páscoa, estão previstas missas às 7, 9, 11, 17 e 19 horas na Matriz de São Pedro.

Nossa Senhora Auxiliadora
Já na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a celebração do domingo de Ramos ontem começou às 8 horas, com procissão saindo da praça do Estádio até a Praça Dom Bosco, onde houve missa campal. 
As missas penitenciais acontecem entre hoje e quarta-feira em horários variados, a partir das 5h30 min. 
Amanhã, terça-feira à noite, será celebrada a missa de encerramento da Campanha da Fraternidade, às 19h30 min. 
A Procissão do Encontro, na quarta-feira, começa às 19h30 min: os homens sairão do Lar Santo Antônio e as mulheres da matriz. 
A Missa da Instituição da Eucaristia será celebrada na quinta-feira às 19h30 min, seguida de vigília durante toda a madrugada até o meio-dia de sexta. 
Às 15 horas de sexta-feira acontece a celebração da Paixão; e às 19 horas, a Procissão do Senhor Morto segue em direção à Matriz de São Pedro. 
No sábado, a Vigília Pascal será celebrada às 19h30 min.
No domingo de Páscoa, haverá missas às 7 e às 9 horas.

São José
Finalmente, a Paróquia São José Operário iniciou ontem o domingo de Ramos com procissão e bênção dos ramos, às 8 horas, seguida de missa na matriz. À noite, houve nova celebração, às 19 horas. 
Hoje, segunda-feira, está programada uma Via-Sacra pelas ruas da comunidade. 
A Missa dos Santos Óleos ocorrerá amanhã,  terça-feira, em Osvaldo Cruz, às 19h30 min. 
A Procissão do Encontro será realizada na quarta-feira, às 20 horas, com os homens saindo da Comunidade São Lucas e as mulheres da Imaculada Conceição. 
Na quinta-feira a missa do Lava-pés será celebrada às 20 horas, com vigília eucarística até a meia-noite. 
Na sexta-feira, a programação começa cedo, às 6 horas, com a Procissão do Silêncio até o cemitério. Às 15 horas, ocorre a celebração da Cruz e, às 19 horas, a Procissão do Senhor Morto segue até a Matriz de São Pedro. 
A Vigília Pascal será celebrada no sábado, às 20 horas, com renovação das promessas batismais. 

No domingo, as missas de Páscoa serão às 7 e 9 horas. À noite, não haverá celebração. No domingo seguinte, dia 27 de abril, a comunidade celebra o domingo da Misericórdia com programação a partir das 14h30 min e missa às 17h30 min, com bênção dos quadros de Jesus Misericordioso.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade