Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
19/11/2024 - Não é segredo para ninguém que o mundo hoje se preocupa com a questão climática, diante dos desastres climáticos recentes em todo o mundo. Nesse sentido, pode-se dizer que o município de Tupã está muito bem. Ou pelo menos vem fazendo a lição de casa.
Isso porque conseguiu nota máxima no item Ação Contra Mudança Global do Clima, com avaliação de "muito alto" e nota de 80 a 100.
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) foi divulgado ontem, com Tupã conseguindo a 230ª colocação entre 5.570 municípios brasileiros, atingindo pontuação geral de 58,05.
Para a classificação, a ferramenta analisa os avanços e desafios a serem enfrentados especificamente por cada município no avanço dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) protocolados pela ONU em setembro de 2015.
As ODS são um apelo global a fim de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade até 2030.
A pontuação, que varia de zero a 100, classifica entre Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo cada ODS. A intenção da análise é traduzir também a qualidade de vida dos territórios observados e, segundo o responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, Jorge Abrahão, o Brasil é o único País que realiza o acompanhamento dos mais de cinco mil municípios analisados.
Mesmo assim, Tupã tirou nota baixa em alguns dos itens analisados. Isso significa que poderia ter se dedicado um pouco mais, se houvesse preocupação de seus governantes e moradores com esses problemas.
Classificação geral
Confira abaixo a classificação conseguida por Tupã nos 17 pontos analisados:
- Proteger a vida terrestre - muito baixo - de 0 a 39,99
- Paz, justiça e instituições eficazes - médio - de 50 a 59,99
- Parcerias e meios de implementação - muito baixo - 0 a 39,99
- Erradicar a pobreza - baixo - 40 a 49,99
- Erradicar a fome - médio - 50 a 59,99
- Saúde de Qualidade - alto - 60 a 79,99
- Educação de qualidade - médio - de 50 a 59,99
- Igualdade de gênero - muito baixo - 0 a 39,99
- Água potável e saneamento - muito alto - 80 a 100
- Energia acessível e limpa - muito alto - 800 a 100
- Trabalho digno e crescimento econômico - baixo - 40 a 49,99
- Indústria, inovação e infraestrutura - muito baixo - 0 a 39,99
- Redução de desigualdades - alto - 60 a 79,99
- Cidades e comunidade sustentável - 60 a 79,99
- Consumo e produção responsável - alto - 60- a 79,99
- Ação contra mudança global de clima - muito alto - 80 a 100
- Vida na água - muito alto - 80 a 100
Agenda 2030
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas e objetivos da Agenda 2030 nos 5.570 municípios brasileiros, com base nos dados mais atualizados disponíveis nas fontes nacionais e oficiais. A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Há uma pontuação para cada objetivo e outra para o conjunto dos 17 ODS, de modo que seja possível avaliar os progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030.
Os indicadores contemplam áreas como saúde, educação, renda, moradia, assistência social, igualdade de cor e gênero, acesso à água e ao esgotamento sanitário, energia, segurança pública, emissões e diversas outras. Associados e agrupados por ODS, eles permitem que se obtenha uma pontuação específica por objetivo e outra geral, para o conjunto dos 17 compromissos estabelecidos pela ONU em 2015.
Os indicadores foram aplicados a todos os municípios para gerar pontuações e classificações comparáveis. Os pontos são atribuídos no intervalo de 0 a 100 e podem ser interpretados como a porcentagem do desempenho ótimo. Ou seja, a diferença entre a pontuação de um município e 100 é a distância em pontos percentuais que ele precisa superar para atingir o desempenho ótimo.
Quem realiza
O (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e co-financiado pela Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela União Europeia.
METODOLOGIA
A metodologia do IDSC-BR foi elaborada pela rede SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), uma iniciativa da ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais. Lançada em 2012, a SDSN já desenvolveu índices para diversos países e cidades do mundo. Articulada em redes, a SDSN conta hoje com mais de 40 grupos nacionais e regionais, sendo dois deles no Brasil (um de caráter nacional e outro dedicado à Amazônia).
A Câmara dos Vereadores abriu uma sindicância para investigar um caso de desvi[...]
19/11/2024
19/11/2024 - Na manhã da última quinta-feira, a Polícia Civil de Adamantina c[...]
19/11/2024
GB Edições 19/11/2024 - A bolsa é um dos acessórios mais antigos e import[...]
19/11/2024
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: