‘Gatos’: Furtos de energia somam prejuízo superior a R$ 500 mil

Geral


13/09/2024 - A concessionária Energisa Sul-Sudeste divulgou ontem, quinta-feira (12), dados que mostram que, desde o início do ano de 2024, os furtos de energia elétrica, popularmente conhecidos como “gatos”, somam prejuízo superior a meio milhão de reais em cidades da região de Presidente Prudente, incluindo Tupã. Mas não especificou o número por município.

A eletricidade foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, afetando diretamente o bolso dos clientes que pagam a conta em dia.
Segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, a concessionária realizou 1.547 inspeções, que confirmaram 219 irregularidades e 620.120 kWh desviados, o que seria suficiente para abastecer cerca de 3,1 mil clientes durante um mês inteiro.

Ao todo, as irregularidades geraram um prejuízo de R$ 527.101,84.
“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clien-tes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são rateados entre todos, prejudicando diretamente quem paga suas contas em dia”, explicou o coordenador.

O estudo da concessionária foi realizado com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia de 870 mil clientes em 82 cidades, e equipes em campo realizando inspeções periódicas em situações suspeitas.
“Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida”, concluiu.

Nos 24 municípios atendidos na região de Presidente Prudente, a Energisa mantém uma rotina de monitoramento e inspeções técnicas, a fim de verificar quaisquer irregularidades no consumo de energia, seja em imóveis residenciais, comerciais e industriais, em áreas urbanas e rurais.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade