Região em chamas : Incêndios causaram terror na região de Tupã

Geral


26/08/2024 - O que era para ser uma sexta-feira de calor e de baixa umidade, aos poucos se transformou em um dia de terror para moradores da região de Tupã. O céu que estava azulado, em instantes ficou avermelhado e uma densa cortina de fumaça ganhou corpo durante a tarde. Muitos estranharam o tempo, pensando que fosse chover. Mas em pouco tempo, já se podia sentir o cheiro da fumaça e casas ficaram sujas com a fuligem das queimadas. 
Incêndios de grandes proporções se alastraram por diversas cidades da região, causando inúmeros estragos e incontáveis prejuízos. Canaviais, propriedades, veículos e maquinários foram destruídos com os incêndios. Colheitadeiras e bitrens transportadores de cana-de-açúcar apareceram queimados nos canaviais. Grandes redemoinhos de fogo se formaram, aumentando ainda mais os estragos nas propriedades rurais. Veículos ficaram parados em meio às rodovias, porque era impossível dirigir com tamanha fumaça cobrindo a visão. Em um deles, a passageira entrou em pânico ao atravessar a densa fumaça que se formava na pista. 
A cena era de uma devastação total. Alguns descreveram o cenário assustador como um verdadeiro "apocalipse". O perigo foi ainda maior nas regiões onde estão localizadas usinas de álcool e açúcar. O caos tomou conta dos habitantes de Lucélia, que se mobilizaram para ajudar quem estava mais próximo do perigo. Em entrevista a uma rádio da região, a prefeita Tatiana Guilhermino (PV) disse que atendeu a um chamado na usina da cidade. "Estou sem contato. Eu também estou na usina. Já liguei para o coronel, já acionei o Estado e só vai controlar no aéreo. Vai ter que liberar o aéreo.  Eles já estão liberando o aéreo", disse. "Aqui na vicinal 'Milton Lentini' está chegando [o incêndio]. Estoura a cerca e solta o gado. Não tem como conter pelo satélite. Solta, me ajuda. A gente não consegue controlar de onde o fogo está vindo. Pede para o pessoal da zona rural olhar ao redor. Se tiver, abre porteira de gado, solta gado. Saiam de suas residências. É questão de vida", afirmou. 
Em um vídeo encaminhado à reportagem, um homem pede para que uma mulher identificada como Bruna saia de casa. "Vai queimar o posto. O duro é que o povo está lá dentro", disse ela aos prantos. 
Em um áudio que a reportagem teve acesso, uma mulher afirma que a cidade de Salmourão estava em chamas. "[O incêndio] está chegando em Lucélia. Estão pedindo para evacuar as casas. Estão pedindo para soltar gado. Estão pedindo para sair de perto porque o fogo está se alastrando para Lucélia. Eu moro em Adamantina e Lucélia é do lado", afirmou. 
Outra fonte informou à reportagem que o trecho da rodovia entre os municípios de Pacaembu a Lucélia estava interditado. "Abriram as porteiras. Tem gado na estrada para todo lado", disse. 
Segundo informações, em Pompéia um incêndio em uma área de recuperação ambiental da empresa Jacto completou mais de 24 horas na última sexta-feira. A área está localizada no distrito de Paulópolis, causando danos à vegetação e transtorno aos moradores. Segundo informações, trabalhadores tiveram que evacuar a empresa por causa do incêndio que se alastrou na região. 
De acordo com as informações, dois funcionários de uma usina morreram tentando combater um incêndio em Urupês (a 170 quilômetros de Marília) na tarde de sexta-feira. Os trabalhadores estavam em um caminhão, tentando apagar o incêndio quando o veículo caiu em um buraco e eles não conseguiram sair das chamas.  

Estradas
O sargento Gomes, do Corpo de Bombeiros, disse que as estradas com acesso de Jaboticabal a Ribeirão Preto ou a Sertãozinho foram interditadas devido aos incêndios. "A pista está com pouca visibilidade. Decidimos em conjunto com a Polícia Militar fechar essas estradas para maior segurança de todos", afirmou. 
Diversos alertas foram emitidos na noite da última sexta-feira. Um deles dizia que devido à gravidade do incêndio que tomou propriedades rurais em Salmourão, a solicitação é para que os motoristas especialmente os que seguem pela SP-294, redobrem a atenção "pois os fazendeiros e donos de propriedades rurais estão soltando os animais para que não morram no fogo. Redobre também a atenção ao sair à noite. A visibilidade está comprometida", enfatizou o alerta.
 
Queimadas
Um levantamento feito pela reportagem, com base nos dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que somente na sexta-feira, dia 23, foram registrados 13.310 focos de queimadas no Estado de São Paulo. 
Na região de Tupã, foram 697 focos em um único dia. Em Andradina, foram 234 focos; Salmourão, 201; Lucélia, 88; Pompéia, 79; Penápolis, 39; Rinópolis, 16; Adamantina, 12; Tupã, 6; Vera Cruz, 6; Dracena, 5; Parapuã, 5; Rancharia, 3; Marília, 2; e Garça, 1. 
De acordo com os dados, em Ibitinga (a 221 quilômetros de Tupã) foram contabilizados na sexta-feira, 147 focos de incêndios. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade