Leitura: Em média, apenas 17% da população frequenta bibliotecas

Geral


26/07/2024 - Infelizmente, a reinauguração da Biblioteca Municipal "Professor Tobias Rodrigues", na Avenida Tamoios, ainda não é suficiente para ampliar o número de leitores no município. Mas é um grande passo para resolver esse problema estrutural que se solidifica com os novos estilos de vida, novas tecnologias, o desenvolvimento e a massificação das redes sociais. 
A queda no número de leitores é um reflexo social que se intensificou nos últimos anos, em todo o País, e carece de novos incentivos, políticas públicas e mudança de comportamento para reverter essa situação. 
A última pesquisa, Retratos da Leitura no Brasil, publicada no ano de 2019, destaca que apenas 17% da população brasileira frequenta bibliotecas, escolares ou públicas, sempre ou às vezes. A maioria, 51% dos entrevistados, vai às bibliotecas para pesquisar ou estudar e 33% para ler livros por prazer.

Motivos da 
não leitura
Segundo o levantamento, a falta de tempo (47%) é o principal fator indicado pelos leitores pela não-leitura, representando 47% dos entrevistados. Entre os não-leitores, as principais causas são a falta de tempo (34%) e o fato de não gostarem de ler (28%). A pesquisa mostra também que os leitores têm usado o tempo livre para assistir televisão, assistir filmes ou vídeos em casa, escutar música ou rádio, usar a Internet, WhatsApp e redes sociais. 

Influenciadores
A pesquisa destacou que os professores e as mães são os principais influenciadores pelo gosto pela leitura (15%), seguidos pelos pais (6%). Em relação ao gênero literatura, o professor é o maior responsável por incentivar o interesse dos alunos (52%), à frente de filmes baseados em livros (48%) e a indicação de amigos (41%). 

Vale lembrar que a diminuição no número de leitores também é reflexo da falta de políticas públicas de incentivo à leitura. 
A pesquisa considera leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses.

Motivos para ir
Com relação aos motivos que faria ir mais à biblioteca, três fatores apontam para um local de modelo vivo. De acordo com a pesquisa, frequentadores e não frequentadores gostariam que as bibliotecas oferecessem um acervo mais atualizado, uma oferta maior de bibliotecas em todos os bairros e tivessem mais atividades culturais.

A expectativa é que aos poucos a Biblioteca Municipal "Tobias Rodrigues" aumente a frequência e o número de sócios, quem sabe voltando aos números pré-pandemia.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade