Educação: Conselho Municipal se posiciona contra implantação de escola cívico-militar em Tupã

Geral


Em reunião virtual realizada no dia 27 de junho, o Conselho Municipal de Educação discutiu a proposta de implantação de uma escola cívico-militar em Tupã e se posicionou contra o projeto do governo esta-dual.
O documento assinado pelo presidente Roberto Yoshifumi Kawasaki explica que por deliberação da maioria dos conselheiros e conselheiras presentes na reunião, o Conselho Municipal de Educação manifestou “a sua posição totalmente contrária à Escola Cívico-Militar, por ferir dispositivos da Constituição Federal, haver questionamentos quanto à eficácia educacio-nal e pedagógica da Escola Cívico-Militar e por provocar menor orçamento destinado à educação pública existente”, afirmou.

Apeoesp
Vale lembrar que, recentemente, a subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em Tupã se posicionou contrária à medida, explicando que a nova legislação estadual para implantação das escolas cívico-militares é inconstitucional. “A Constituição Federal e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) não preveem escolas cívico-militares, sobretudo com dinheiro da educação, que deve ser empregado na garantia do acesso de todas as crianças e jovens, sem discriminações, a uma sólida formação básica, desde a creche até o ensino médio”, afirmou em comunicado.
De acordo com o sindicato, nas escolas devem ser assegurados os princípios da diversidade, da liberdade de ensinar e aprender, da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas e não repressão e pensamento único.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade