Ferrovia: Rumo desmente notícia sobre início das obras de reativação de ramal ferroviário

Geral


20/06/2024 - A Rumo, concessionária da ferrovia que liga Bauru a Panorama, passando por Tupã, desmentiu ontem uma informação dando conta que as obras de reativação já foram iniciadas, por meio de uma empresa denominada Logística.
De acordo com a informação, "iniciamos na última semana as obras de reativação do ramal ferroviário compreendido entre as cidades de Bauru a Panorama. Em prosseguimento ao cumprimento do caderno de obrigações da renovação antecipada da concessão da malha paulista, o Time de Modernização irá realizar, somente neste trecho, a reativação e recuperação de aproximadamente 400 quilômetros de linhas férreas".
Para demonstrar que os fatos eram verdadeiros, foram postadas fotos de operários trabalhando em uma ferrovia, em algumas redes sociais.

A realidade
Mas é tudo "fake". Indagada, a Rumo disse ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que "as obras de reativação do ramal Bauru-Panorama estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2024. Os trabalhos serão iniciados a partir do município de Bauru e avançarão para os demais municípios no decorrer dos próximos anos. O prazo final para conclusão está previsto para 2028, conforme contrato estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)".

Ainda de acordo com a Rumo, "o processo de reativação está organizado em três etapas principais: a primeira consiste na limpeza da vegetação ao longo da linha; a segunda envolve a recuperação da infraestrutura, que inclui correção de erosões e ajuste de cortes e aterros; e, por fim, a terceira etapa abrange a recuperação da superestrutura, com a substituição de dormentes, trilhos e lastro de brita, entre outros".

Finalizando, a Rumo ainda acrescentou que "os valores relativos à reativação foram contabilizados no processo da renovação antecipada da Malha Paulista e serão direcionados especificamente para a recuperação da linha".

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade