"FRAGMENTOS" DA HISTÓRIA DE TUPÃ

Geral


23/05/2024 - 1. O prefeito municipal de Tupã, dr. Gil Junqueira Meirelles, aprovou o Decreto-Lei nº 16, de 18 de outubro de 1941, para determinar que “ficam isentos de quaisquer tributos municipais os bens, assim como os serviços, as atividades e operações por conta própria, da Companhia Siderúrgica Nacional”, na dependência de requerimento da interessada.

2.O dr. Gil Junqueira Meirelles governou Tupã nos períodos de 23 de agosto de 1941 a 17 de abril de 1942, e de 23 de dezembro de 1942 a 31 de maio de 1943. Na cronologia da história, foi o segundo e o quarto prefeito nomeado do município de Tupã.
 3.O prefeito Walter Pimentel decretou luto oficial por três dias na cidade, em razão do falecimento de cinco acadêmicos da Faculdade de Direito da Alta Paulista - Fadap, vitimados em acidente automobilistico ocorrido no início da noite de 13 de abril de 1972, na Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”. Nas proximidades do trevo de Iacri, o veículo Volkswagen, com o qual se baldeavam de Osvaldo Cruz para Tupã  para frequência às aulas do dia, foi interceptado por um caminhão que atravessava a pista em direção a Bastos. O choque foi violento e faleceram no local os acadêmicos terceiroanistas do Curso de Direito da Fadap, Márcio Mazzoni, Antonio Claudio, Gester Campoy, Afonso Gomes e Yoshinori Gushiken, este com vínculos familiares em Tupã.
4.Os primeiros formandos da Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Tupã - Faccat, colaram grau em 26 de fevereiro de 1972. São eles, com as respectivas profissões de orogem: Adolpho Engrácia Bartsch (agrônomo- foto 2), Alirio Sanches (agrônomo), Altamiro Belo Galindo (advogado), Anna de Campos (advogada), Antonio Romualdo dos Santos Filho (advogado), Benedito Celso Benício (advogado), Carlos Antonio Monteiro (advogado), Cezar Fioravante Pedroso (agrônomo), Denis Maurilio Maricato (advogado), Dorival Blini (advogado), Edméia Amigo Gimenes (advogado), Faiza Abbud (advogado), Farru Wehbi (economista e advogado), Francisco de Assis Pereira (advogado), Franklin Platzek (agrônomo), Genésio Kuguimoto (advogado - foto 1), Ivanir Crepaldi (advogado), Jammil Assuf Dualibi (advogado), João José Zaia (engenheiro civil), José Carlos Delicio (advogado), Leandro Cunha (advogado), Luiz Liarte Filho (advogado), Mário Shideo Kawakami (advogado), Miguel Gantus Júnior (advogado), Milton Giacomino Pagliuso (agrônomo), Minoru Sato (advogado), Orlando Morato do Amaral (advogado), Orlando Tarifa (economista), Paulo Gomes Pato (economista), Roberto Afonso (advogado), Sadao Shimabukuro (economista), Sonia Maria de Campos Netto (advogado), Takao Kawakami (economista - foto 3) e Zilda Nascimento de Paula (advogada). 
5.Equipe representativa do Tupã Futebol Clube em registro de 1955, no Estádio Municipal “Alonso Carvalho Braga”. De pé, a partir da esquerda, Conceição, Dias, Moacir, Domingos da Guia, Caetano Martins Filho, o “Sorocaba”, Marinho e Nelson. Agachados, Moscatel, Paraguaio, Severo, Wilson da Silva Mendonça, o “Mendoncinha”, e Calixto.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade