Não é hora de apontar culpados !

Geral


 

(*) Jesus Guimarães

23/05/2024 - As palavras acima foram as primeiras ditas pelo governador Eduardo Leite ao manifestar-se após a tragédia climática ocorrida em seu Estado: vestia a carapuça logo de saída. 
Óbvio que antes lhe cabia prestar socorro às vítimas, tanto quanto e como fosse possível. Todavia, sua preocupação imediata como governador foi ressalvar as inegáveis culpas que tem nos cartórios do Rio Grande do Sul. Tem e sabe que tem.
Está no sexto ano de seu mandato, quer ser presidente da República e até agora não realizou uma obra sequer destinada à prevenção de desastres climáticos. Seu desinteresse pelo tema é tão patente que no orçamento deste ano reservou para seu suporte a irrisória verba de 50 mil reais. 
Ele e a maioria dos prefeitos, aqueles ligados à direita negacionista, convictos de que a defesa do meio ambiente é coisa de comunista, deram de ombros diante do dever que tinham de prevenir desastres naturais, previsíveis por causa das características geográficas da região, as quais a tornam incapaz de absorver impactos de tamanha dimensão, inquestionáveis respostas da natureza às agressões que sofre. 
A segurança de Porto Alegre funda-se em comportas e estações de bombeamento que, construídas na década de 1970, devem passar por sistemáticas revisões técnicas, providência jamais tomada nos anos anteriores. Na hora agá poucas unidades funcionaram a contento, entretanto, as verbas deferidas pelo governo federal, há cerca de uma década, foram simplesmente ignoradas como se a finalidade não tivesse a menor importância. 
Após a tragédia, a direita local, comprometida com essa desídia criminosa, articula-se nacionalmente e, descarada, cuida de desviar o assunto, tentando jogar a culpa em Lula, no Pimenta, na Janja, no PT, na Madona ou em qualquer um que estiver por perto. 
Fake news as mais cabeludas continuam sendo produzidas pelos gabinetes do ódio, da mentira ou da safadeza, distorcendo fatos, inventando histórias, como a de que o Brasil vai importar arroz da China para prejudicar os produtores gaúchos. Na verdade, tenta evitar altas de preço oportunistas e não comprará da China porque ela não vende grãos, mas sim compra sempre que pode, para bem alimentar seus 1,4 bilhão de habitantes.
A extrema-direita só se viabiliza mentindo. Assim tem sido e assim será em qualquer tempo, em todos os recantos do planeta. 

(*) Jesus Guimarães é professor, bacharel em Direito, funcionário aposentado do BB e 
ex-prefeito de Tupã. 
E-mail: zuguim@uol.com.br

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade