Segurança pública: Hidrantes abandonam a cor vemelha

Geral


Eles não são predominantes na cidade, mas aos poucos irão substituir os tradicionais hidrantes vermelhos. A instalação dos hidrantes urbanos, de cor amarela, é um padrão a ser seguido no Estado de São Paulo. 
Os novos hidrantes recebem novas cores para facilitar a visualização pelos bombeiros durante ocorrências contra incêndios. A exigência regulamentada por decreto publicado no mês de março de 2011 segue a instrução técnica da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública.
Os hidrantes são pintados de amarelo para melhor visualização. Os dispositivos possuem detalhes na pintura que precisam ser observados. Os hidrantes amarelos com “capacetes” e “tampões” pintados em cor verde têm capacidade para vazão superior a 2 mil litros por minuto; os que são todos em cor amarela, vazão entre 1 mil a 2 mil litros por minuto; e os que possuem as extremidades de cor vermelha, vazão menor do que 1 mil litros por minuto.
Por causa da dificuldade de visualização e a possibilidade de obstrução e contaminação da água, “recomenda-se que não seja mais aceita a instalação de hidrante do tipo subterrâneo na rede pública de distribuição de água e nas redes dos loteamentos e condomínios”.
A recomendação é para que os hidrantes subterrâneos existentes sejam gradativamente desativados para combate contra incêndios e, após análise de viabilidade, sejam substituídos por hidrantes urbanos, fabricados de acordo com a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Loteamentos 
industriais
Tupã recebe investimento de loteamentos indus-triais e de condomínios que precisam se adequar às novas normas técnicas com a instalação dos hidrantes urbanos. Nos loteamentos industriais, os hidrantes urbanos devem ter cada um raio de ação de no máximo 300 metros, devendo atender a toda a área do loteamento. O hidrante urbano mais desfavorável deverá fornecer uma vazão mínima de 2 mil  litros por minuto, sendo que haverá no mínimo dois hidrantes urbanos no loteamento. Os hidrantes urbanos serão instalados em rede de diâmetro mínimo de 150 mm.

Loteamentos 
e condomínios
Nos loteamentos e condomínios, os hidrantes urbanos deverão ter cada um raio de ação de no máximo 300 metros, devendo atender a toda área do loteamento. O hidrante urbano mais desfavorável deverá fornecer uma vazão entre 1 mil e 2 mil litros por minuto, sendo que haverá, no mínimo, dois hidrantes urbanos no loteamento. Os hidrantes urbanos serão instalados em rede de diâmetro mínimo de 150 mm.

População
Segundo a instrução técnica, nos municípios com até 100 mil habitantes deverá haver um hidrante urbano em cada edificação com área construída superior a 1,5 mil metros quadrados; municípios entre 100 mil a 200 mil habitantes, um hidrante para edificação com mais de 2,5 mil metros quadrados de área construída; e municípios com mais de 200 mil habitantes, um hidrante para edificações com área construída superior a 5 mil metros quadrados.

Instalação
A instrução técnica atribui à concessionária local dos serviços de água e esgoto (Sabesp), a competência para o projeto, a instalação, a substituição e a manutenção dos hidrantes urbanos. “A concessionária, em conjunto com o Corpo de Bombeiros local, estabelecerá os locais para a instalação dos hidrantes urbanos, acompanhando os trabalhos de instalação”, afirmou. 

Vale lembrar que os hidrantes urbanos são instalados preferencialmente nas esquinas das vias públicas e no meio de grandes quadras. “Os hidrantes urbanos serão desta forma instalados até que toda a área urbana e distritos do município sejam totalmente atendidos por este benefício, após o que ele poderá ser estendido à área rural”, afirmou a instrução técnica. “Recomenda-se que a concessionária local dos serviços de água e esgoto, ao implantar novas redes de distribuição de água ou substituir as antigas, faça a previsão e a instalação dos hidrantes urbanos respectivos (...)”, acrescentou.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade