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A partir desta semana, o preço da tarifa do transporte coletivo urbano terá aumento de 36,36%, após a Prefeitura de Tupã definir a empresa que prestará esses serviços no município.
A empresa Trans VLP, que já executa o serviço de transporte público em Tupã desde o mês de outubro de 2017 de forma emergencial, venceu a licitação, ocorrida no dia 12 de julho.
O preço da tarifa hoje é de R$ 2,20. Com o novo reajuste passará a custar, R$ 3,00.
O secretário Municipal de Administração , Cláudio Zopolato, disse que esse valor poderia ser ainda maior. “A empresa venceu a licitação com preço de tarifa a R$ 3,30. A pedido da prefeitura, eles reduziram para R$ 3,00”, disse.
Ao oferecer o serviço em Tupã, a empresa terá que possuir ainda um ônibus “micrão” para atender os passageiros nos horá-rios de pico (manhã e tarde), garagem própria, e outros seis carros disponíveis para o transporte. Vale lembrar que a prefeitura poderá subsidiar as despesas do transporte em até R$ 50 mil, por mês. O contrato mantido com a empresa é de cinco anos.
Zopolato destacou que a empresa tem 180 dias, após assinatura do contrato, para executar as melhorias previstas no edital. “Conversei com o dono da empresa e pedi para ele agilizar os trabalhos, inclusive o aplicativo que será disponibilizado aos passageiros”, disse.
Com o aplicativo, os passageiros poderão acompanhar o itinerário dos ônibus e o tempo em que os carros chegarão nos pontos de espera. “Pedimos para a empresa disponibilizar esse aplicativo nos próximos 15 dias. Em seguida, serão realizadas as melhorias nos pontos de ônibus”, afirmou. Estima-se que o município tenha cerca de 150 pontos de ônibus.
Zopolato acredita que cerca de 20 mil passageiros utilizem o transporte público no município. “Cerca de 16 mil (80%) são pagantes”, afirmou. Caso a empresa atenda, de fato, 16 mil passageiros pagantes por mês, sua renda mensal será de R$ 48 mil apenas com a venda das passagens.
O secretário disse que a empresa implantará sistema de cartão eletrônico e catracas para precisar a quantidade de passageiros do transporte público. “Hoje não recebemos reclamações sobre o transporte público. Esse serviço melhorou muito, mas a tendência é melhorar ainda mais”, ressaltou.
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