SEMANA SANTA: Com bacalhau mais caro, peixe de água doce vira alternativa

Economia


16/04/2025 - E chegou a Semana Santa. Neste período, produtores e vendedores de peixe vivem a expectativa de movimentar consideravelmente as vendas até o domingo de Páscoa.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), espera-se um aumento de 30% nas vendas de peixes nesse período em relação ao restante do ano. E com o aumento no preço do bacalhau, o mais tradicional do feriado celebrado no próximo domingo, dia 20 de abril, alternativas mais atrativas vêm ganhando destaque, como a tilápia e outros pescados. 
Neste ano, a perspectiva é que tenha um volume grande de peixe (de água doce) para ser vendido. Os piscicultores não conseguiram vender tanto no fim do ano, acumulando muito peixe nos criatórios. Isso criou uma tendência de preços estáveis, por causa do volume disponível.
Os peixes de água doce têm sido uma boa alternativa para o bacalhau, que ficou bem mais caro este ano. O bacalhau Saithe, por exemplo, ficou até 15,72% mais caro, no comparativo com a quaresma de 2024. Já o bacalhau Cod teve alta média de até 8%.
O principal fator do aumento do preço do bacalhau é a questão da importação em dólar, que tem ficado acima de R$ 6,00 durante um bom tempo. Como a compra do bacalhau é feita com antecedência, isso aconteceu exatamente no período de maior elevação da cotação.
Nos supermercados da cidade, muitos consumidores não dispensam o bacalhau, mas o trabalhador em geral faz "cara feia" para os preços estampados nas bancas.

Tilápia
Já do outro lado da mesa, o filé de tilápia ficou levemente mais barato na comparação com a quaresma de 2024. A média de preço apresentou redução média de até 3%.

A tilápia deverá ser o carro-chefe na mesa da maior parte dos consumidores, uma vez que o preço está bem parecido com o do ano passado. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade