Amendoim já começou a ser colhido na região

Economia


24/02/2025 - A colheita da safra 2024/2025 foi iniciada há cerca de duas semanas, mas as expectativas da produção atual não são animadoras, segundo explicou o presidente da Camap (Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista), Edson Schiavon.  "A previsão será de 400 sacas por alqueire, em média, mas o amendoim será de extrema qualidade em relação à safra anterior, que foi afetada pelas seguidas ondas de calor", afirmou. 

A chuva ocorrida na primeira etapa da produção colaborou para a melhora da qualidade do amendoim. Já o amendoim da segunda etapa sofreu com as últimas secas, o que irá interferir na média da produtividade da safra atual. "Isso é extremamente preocupante", disse Schiavon. "Muitos produtores ainda têm contas do ano passado para pagar e esperavam quitar agora na expectativa de uma melhor safra neste ano, o que não vai se confirmar", explicou. 
De acordo com o presidente da Camap, as chuvas se mostraram irregulares no período de formação das vagens do amendoim, chovendo bem em uma determinada região e não tão bem em outras. Exatamente por isso, a produtividade média vai variar muito de uma região para outra. Só no município de Arco-Iris existem produtores colhendo média de 550 a 600 sacas de amendoim por alqueire, quando outros vizinhos, a uma distância de 3 a 5 quilômetros, não estão conseguindo colher nem 200 sacas por alqueire. Tudo em razão da irregularidade das chuvas nos meses de dezembro e janeiro.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade