Com a esperada regularidade das chuvas, produtores aceleram o plantio do amendoim

Economia


13/11/2024Produtores rurais aproveitaram as chuvas da última quinzena do mês de outubro  e agora do início de novembro para dar início ao plantio do amendoim na região de Tupã. Por conta das condições favoráveis, o amendoim está nascendo bem.
De acordo com a Abex-Br (Associação dos Produtores, Beneficiadores e Industrializadores de Amendoim no Brasil), que tem sede em Tupã, cerca de 5% da área prevista foi plantada na última semana de outubro. Como novembro começou com chuvas mais regulares, os produtores estão animados e aumentando o ritmo de plantio. 
A associação destacou que os números das exportações melhoraram para os grãos e óleo de amendoim.  “Vemos novamente um aumento bem-vindo nas exportações de amendoim”, disse. “O aumento das exportações pode ser explicado por um aumento considerável das importações argelinas e um ligeiro aumento das russas”, acrescentou.

Vale lembrar que as exportações tupãenses ainda não se recuperaram dos impactos causados pela guerra na Ucrânia e a seca ocorrida na última safra, que trouxe prejuízos de 40% aos produtores. 
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre os meses de janeiro a outubro a exportação de amendoim, em Tupã, rendeu a quantia de US$ 83,2 milhões ao município. Essa exportação no mês de outubro representou uma queda de 16,4% em relação ao igual mês do ano passado. Já as exportações do óleo de amendoim tiveram um aumento de 30,5% no mês de outubro deste ano na comparação com igual período do ano passado. Entre os meses de janeiro a outubro, Tupã exportou US$ 1,79 milhão em óleo de amendoim.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade