Carne bovina: Clima aumenta a oferta e reforça a desvalorização da arroba

Economia


7/6/2024 - Em tendência de queda desde o início do ano, os preços do boi gordo abriram junho com novas baixas. Os consumidores que vão aos açougues da cidade já perceberam queda para a maioria dos cortes, espe-cialmente os mais nobres, que estão se tornando mais acessíveis.
Segundo pesquisadores do Cepea, a chegada do frio e a escassez de chuvas nos próximos meses na maioria das regiões pecuárias acentuaram as ofertas neste período considerado de final de safra do boi. “Depois de cair 3,6% no acumulado de maio, o Indicador do Boi Gordo Cepea/B3 recuou mais 2% já na abertura deste mês de junho”, disse. 
Mesmo insatisfeitos com os preços, pecuaristas que ainda têm animais a pasto em peso de abate vêm optando por liquidar esses lotes, conforme relatam agentes consultados pelo Cepea. “Porém, deparam-se com frigoríficos já bem abastecidos. Em muitas regiões, as escalas estão alongadas”, afirmou. “Nesse cenário de oferta, o ponto de equilíbrio com a demanda tem se dado a preços cada vez mais baixos, e a liquidez do mercado também recuou”, acrescentou.

Mercado 
atacadista

O Cepea destacou que no mercado atacadista de carne, representantes de frigoríficos alegaram que as vendas seguem fracas. “Com isso, os preços da carne com osso também caíram em maio e de forma mais intensa que a desvalorização observada para o boi. A carcaça casada ao longo de maio se desvalorizou 4,4%, fechando a R$ 15,64 no dia 31 de maio”, disse. 
Os três cortes que formam a carcaça tiveram o mesmo comportamento, com a baixa mais expressiva no preço ocorrendo para o dianteiro, de 8,04%, seguido pela ponta de agulha, que cedeu 6,32%, e pelo traseiro, que caiu 1,73%. 

O Cepea destacou que, em meio ao desânimo de pecuaristas, o mercado de bezerro, que começava a dar sinais de reaquecimento, perdeu ritmo novamente. Muitos pecuaristas prospectam melhoras dos preços do boi para o ano que vem (um bezerro atual será um boi jovem no segundo semestre de 2025), mas a relação de troca de boi gordo por bezerro não está atraente”, disse. 
Em maio, no Estado de São Paulo, com a venda de um animal para abate de 18 arrobas, foi possível comprar 2,04 bezerros, contra 2,27 bezerros há um ano e 2,11 bezerros há dois anos.

Abate

O abate de bovinos no Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 1,1 milhão de animais nos cinco primeiros meses deste ano. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de janeiro a maio de 2023, o Estado de São Paulo abateu 933.989 bovinos. No mesmo período deste ano foram 1.116.615, o que representa um aumento de 19,55% no período analisado.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade