"FRAGMENTOS" DA HISTÓRIA DE TUPÃ

Variedades


20/09/2024 - 1.Filho de Antonio de Souza Leão e Leopoldina Mesquita de Souza Leão, Luiz de Souza Leão nasceu em Jaboatão, Pernambuco. Pecuarista, foi o fundador de TUPAN (1929) e faleceu em 21 de setembro de 1980, às 15h20min na Santa Casa de Misericórdia local. O médico Everaldo da Cunha Filho atestou insuficiência cardíaca congestiva como a causa da morte aos 79 anos, registrada no óbito nº 2.016, de 22 de setembro de 1980. Seus restos mortais jazem em mausoléu construído na sua própria residência, construída em 1933 e doada por ele ao município, o atual Solar Luiz de Souza Leão, na Rua Caingangs, 600, denominação que expressa homenagem oficial do município com o Decreto nº 2.978, de 23 de fevereiro de 1981, editado pelo prefeito Carlos Messas.

*O Distrito de Paz de Tupã foi instalado em 24 de agosto de 1935, consequência de projeto apresentado pelo deputado Bento de Abreu Sampaio Vidal, que em 1937, a pedido de Souza Leão, apresentou o projeto de lei que criava o município de Tupã.

*Quando da criação do município, Tupã tinha aproximadamente 500 casas, das quais mais de 200 construídas por Luiz de Souza Leão., as quais vendia por preço facilitado..

*A comissão encarregada da construção da Igreja Matriz de São Pedro  foi composta pelo dr. Antonio Rodrigues Porto, 1º juiz de Direito de Tupã (presidente), Luiz de Souza Leão (tesoureiro) e o gerente do Banco Brasileiro de Descontos. A planta e a direção das obras couberam a João Messas Barbeiro. Para o início das obras, foi realizada na Praça da Bandeira uma quermesse, que rendeu líquidos 328 contos de réis, quantia grande para a época. O mestre de obras era João Campato.
*Em 1940, o fundador de Tupã apelou à Diocese de Cafelândia para aqui instalar um Colégio Marista ou Salesiano. O prédio teria sido construído com projeto do engº Antonio Altobelli, em investimento financeiro da ordem de 440 contos de réis, pagos por Luiz de Souza Leão e devolvidos pela Ordem Salesiana em 10 anos depois de recebido o prédio, em terreno também doado pelo fundador. Era o Colégio Salesiano, depois chamado Colégio Dom Bosco.
“Creio em Tupã, porque creio em São Paulo, e no seu gigantesco esforço que resulta a atual grandeza do Brasil. Apesar da péssima preparação do homem brasileiro, ainda neste século, correndo atrás de profissões superadas; apesar da desorientação de nossa política educacional errada, tudo será fatalmente modificado, para que nós brasileiros possamos estar preparados para assumir as nossas responsabilidades como Nação que se propõe a ser ‘leader’ na América do Sul, e no mundo de amanhã - Tupan, parte de São Paulo, Estado ‘leader’, com Marília dividindo o comando da Zona da Alta Paulista, que sem dúvida é das melhores regiões do Estado de São Paulo”.
*”Passará a época dos prefeitos analfabetos e desonestos que já tivemos, e com a fatal evolução do homem brasileiro, haveremos de encontras aqueles que saberão com certeza conduzir Tupã ao brilhante futuro que lhe está reservado. São estes os meus votos!” 
(Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã, no seu livro ‘A Fundação de Tupãn”, em 7 de março de 1968)

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade