Cuidado com os escorpiões nos dias frios

Variedades



(*) Rafael Luiz dos Santos

11/06/2024 - Os escorpiões são aracnídeos muito comuns na nossa região, principalmente o escorpião amarelo (Tityus serrulatus). Os acidentes com escorpiões aumentaram em diversos estados brasileiros em 2023. Só em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde registrou 24,2 mil casos até julho de 2023 – um número 13% maior que o do mesmo período de 2022. 
São artrópodes de hábitos noturnos, mas também podem ser encontrados durante o dia. Os escorpiões se alimentam de insetos, principalmente grilos e baratas, que são muito comuns em áreas urbanas. São esses insetos que os atraem para nossas casas. 
O acúmulo de lixo ou de entulhos atrai o alimento do escorpião, mas não é somente isso. Muitas vezes os escorpiões entram em nossas casas ou apartamentos em busca de abrigo e nos dias frios incidentes com escorpiões dentro de casa se tornam mais comuns. 
Diferente do que se pensa, escorpiões não somem nos períodos de frio. Alguns se reproduzem no período de Inverno e muitas vezes procuram em nossas casas um abrigo seguro para procriarem. Eles procuram um local quente e escuro para fazer seu ninho e muitas vezes esses locais são roupas, cobertores, sapatos e toalhas, por isso é muito importante sempre verificar as roupas antes de vestir e conferir as cobertas antes de se deitar. 
Os escorpiões podem ficar dias escondidos sem serem percebidos; eles picam para se defenderem e não se deve manusear ou mexer com eles, pois pode levar a uma possível picada. 
Os escorpiões amarelos possuem uma neurotoxina que pode ser letal para crianças e idosos, portanto é muito importante estar atento aos meios de prevenção contra esses aracnídeos. É sempre importante evitar o acúmulo de lixo e entulhos; evitar acúmulo de madeiras e folhas secas; deixar os quintais limpos e manter a casa limpa; vedar ralos de banheiro e pias; usar protetores de porta; preservar predadores naturais como lagartixas, galinhas, calangos e algumas aranhas domésticas que são inofensivas para o ser humano. 
Escorpiões fazem parte do equilíbrio ecológico do nosso planeta e devemos aprender a conviver com eles. Mesmo seguindo as medidas de prevenção, é importante saber o que fazer em caso de picada de escorpião. Caso ocorra uma picada, deve-se lavar o local com água e sabão, fazer uma compressa de água morna e é de suma importância procurar atendimento médico o mais rápido possível. Não se deve fazer torniquetes, nem usar compressa; não se deve cortar o local e de forma alguma tentar chupar o veneno.
 Esses aracnídeos existem a milhões de anos e fazem parte do nosso ecossistema, portanto é muito importante saber lidar com eles. 

(*) Rafael Luiz dos Santos é estudante de entomologia e meio ambiente

Referências: 
https://butantan.gov.br/noticias/saiba-o-que-fazer-para-prevenir-o-aparecimento-de-escorpioes-em-casa 
https://butantan.gov.br/noticias/escorpioes-entenda-por-que-eles-estao-cada-vez-mais-proximos-dos-homens

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade