Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
26/03/2025 - O vereador Charles dos Passos Sanches (PL) apresentou indicação ao prefeito Renan Pontelli (PSDB) e ao secretário Municipal de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, sugerindo que o edifício que abrigava a Subsecretaria de Trânsito seja convertido em um novo equipamento cultural para a cidade.
A proposta prevê a instalação no local da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, do Consórcio Intermunicipal de Artes e Cultura – CIAC e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT).
O espaço ainda seria adaptado para receber oficinas culturais e oferecer salas destinadas ao alojamento e refeitório para artistas em visita. “Estamos construindo uma ponte entre o passado e o futuro da cultura tupãense. Com essa iniciativa, valorizamos nosso patrimônio e abrimos novas possibilidades para a cena artística local”, afirmou o vereador Charles dos Passos Sanches durante a apresentação da proposta.
A ideia também inclui a realização de estudos para que o novo espaço receba o nome de Leopoldo de Arruda Castro, músico nascido em Terra Roxa, cuja trajetória musical foi iniciada ainda na infância sob a orientação de seu pai, o renomado maestro Júlio de Castro.
A família Castro, que teve grande influência na consolidação da tradição musical de Tupã, foi responsável por formar orquestras que marcaram os anos 50 e 60, e que ecoaram suas melodias em palcos nacionais e internacionais. “Com a criação dessa Casa da Cultura, não só resgataremos a memória dos grandes nomes da nossa música, mas também abriremos espaço para que novas gerações se inspirem e contri-buam com a arte. Acreditamos que este projeto impulsionará a cena cultural da cidade, proporcionando um ambiente integrado para a difusão das artes”, disse o secretário Municipal de Cultura, Luís Carlos Sanches.
Em um momento em que a cidade busca fortalecer suas raízes culturais, o prefeito Renan Pontelli destacou a importância da proposta para Tupã. “O legado da família ‘Castro’ e a rica história musical da nossa cidade merecem ser valorizados e preservados. Estamos atentos à demanda e estudando as melhores formas de viabilizar essa transformação, que certamente trará benefícios para toda a comunidade tupãense”, ressaltou. A iniciativa ainda irá atender uma demanda antiga, o de aumento do serviço de camarins do Teatro Municipal “José Antônio Parra Gomes”, que faz divisa com o imóvel. “Com isso, poderemos atender, com plenitude, as escolas de dança do município e grandes coletivos, companhias e grupos artísticos”, disse Luís Carlos.
Enquanto o projeto aguarda análise e novas reuniões para definição dos detalhes, artistas e profis-sionais da cultura manifestam grande expectativa com a possibilidade de ver em breve um novo espaço dedicado à arte e à memória histórica de Tupã.
28/03/2025 - O Palmeiras levará uma equipe maior de segurança ao Paraguai, on[...]
28/03/2025
28/03/2025 - “Muito feliz com a decisão”, disse o ex-vereador Paulo Henriqu[...]
28/03/2025
27/03/2025 - Os 645 municípios paulistas receberam na terça-feira o maior repa[...]
27/03/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: