Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail:
Últimas Notícias:
(*) Roberto Kawasaki
07/02/2025 - Infelizmente, tenho de voltar a escrever sobre Donald Trump.
Após tomar decisões ao indicar personalidades totalmente despreparadas aos cargos públicos de primeiro e segundo escalões de seu governo, demonstra nenhuma compaixão às pessoas que não sejam norte-americanas.
Tanto Biden quanto Trump, agora, demonstraram e demonstram total indiferença ao problema Israel/Palestina. Primeiramente, se Netanyahu fosse decente, teria renunciado à sua incompetência em proteger Israel de ataques externos, como ocorreu em 7 de outubro de 2023. Sua incompetência permitiu que o Hamas cometesse crimes bárbaros e desumanos contra o povo de Israel.
Contudo, mais uma vez, após devastar a Faixa de Gaza, causando crimes contra milhares de palestinos, foi incompetente: fez um acordo absurdo com o Hamas, trocando poucos israelenses prisioneiros do Hamas por centenas de prisioneiros palestinos, vários deles terroristas.
Voltando a Trump, ele quer, após se encontrar com Netanyahu, tomar de assalto a Faixa de Gaza, expulsando o povo palestino da localidade. Com que autoridade ?
Trump não dizia que voltaria seu governo para as questões domésticas ? Todas as autoridades mundiais, com exceções de praxe, condenam suas afirmativas. Da mesma forma como condenaram suas intenções imperialistas de anexar a Groenlândia, o Canadá, querer mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, bem como retomar o controle do Canal do Panamá.
A devolução do Canal do Panamá foi feita em acordo comum com o governo do Panamá. O que é combinado não é caro, diz o velho ditado. Se não bastasse tudo isso, ele se tornou traidor: ao trair os opositores a Maduro da Venezuela, ao fazer um acordo com o ditador de esquerda. Sem pudor algum.
Entretanto, se mostra totalmente desorientado ao querer sobretaxar os impostos de importação com Colômbia, México, Canadá e agora, a China. Com os três primeiros países, houve um acordo temporário, com a suspensão das sobretaxas. Mas, com a China, já houve, pelo menos por enquanto, uma retaliação chinesa. Envolver-se em guerra comercial contra a segunda maior potência mundial ? Não faz sentido. Criar problemas com importadores americanos de produtos chineses e exportadores americanos de produtos para a China ? No final, todos perdem. Como se diz também num velho ditado: melhor um acordo ruim do que uma boa briga...
Aliás, querer sobretaxar os impostos de importação para, em tese, proteger interesses americanos, é no mínimo infantil. Primeiro, porque há retaliações em que todos perdem, inclusive cidadãos dos EUA. Um bom governante é aquele que busca acordos políticos e comerciais, que senta para conversar de forma civilizada e respeitosa, que promove conversações, que realiza tratados comerciais, que coloca em execução suas plataformas programáticas. Enfim, que saiba negociar e promover o bem estar de todos, a começar de seus cidadãos.
As barbaridades e absurdos contra a humanidade estão em curso. Contra tudo e contra todos. Obviamente que não dará certo. Já começa a sofrer críticas internas.
(*) Roberto Kawasaki é economista
pela FEA-USP, professor da Faccat, colunista
da TV Câmara de Tupã, colunista da
Rádio Cidade, Tupacity e do DIÁRIO
07/02/2025 - Prefeitos paulistas eleitos em 2024 e que tomaram posse no mês pas[...]
07/02/2025
GB Edições 07/02/2025 - “Volta por Cima” já está caminhando para sua [...]
07/02/2025
07/02/2025 - A Associação de Moradores Abiapi busca maior aproximação com o [...]
07/02/2025
Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto
Envie a sua notícia por e-mail: