Um mês de Luis Zubeldía: técnico “mergulha” no São Paulo, revive boa fase e dá chance a criticados.

Esportes


23/05/2024 - O São Paulo apresentou, há exatamente um mês, o técnico Luis Francisco Zubeldía. Empolgado, o treinador argentino de 43 anos iniciava, no dia 22 de abril, sua trajetória no tricolor. Hoje, ele tem na bagagem sete partidas, nenhuma derrota, mudanças táticas e o apoio da torcida na retomada da boa fase.
Luis Francisco Zubeldía foi contratado pelo São Paulo para substituir Thiago Carpini Barbosa, que não vivia um bom momento. O antigo treinador tricolor já havia levantado o troféu da Supercopa do Brasil e encerrado o tabu de 10 anos sem vitória sobre o rival Corinthians na Neo Química Arena no início de 2024, mas a má fase chegou.
Thiago Carpini passou a ser alvo de críticas dos torcedores pela falta de evolução do time e a sequência de resultados negativos, que culminou na eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Grêmio Novorizontino, e no início ruim do São Paulo no Campeonato Brasileiro, sem vitórias.
Luis Francisco Zubeldía, desde sua estreia com vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, disputou sete jogos: venceu cinco e empatou dois. Neste período, o técnico “mergulhou” no São Paulo para conhecer jogadores, funcionários, estrutura, os cantos do CT da Barra Funda e tudo o que cerca o seu trabalho no clube.
A rotina de jogos sem tempo para descanso fez Luis Francisco Zubeldía morar em dois lugares diferentes, nenhum em sua casa. O treinador argentino se divide entre o CT da Barra Funda e um hotel - às vezes, dorme no centro de treinamento, mas, em outras noites, vai para o quarto de hotel.
Enquanto isso, Luis Francisco Zubeldía deu oportunidades a jogadores que estavam “esquecidos” no São Paulo. O lateral esquerdo Patryck, por exemplo, passou a ser utilizado, assim como o meia Rodriguinho; o zagueiro Alan Franco, que era reserva, virou titular absoluto ao lado de Robert Arboleda.
Os meias Michel Araújo e Giuliano Galoppo, que já eram utilizados por Thiago Carpini, mas alvos de críticas dos torcedores, foram reposicionados em campo e voltaram a ter destaque. Já o médio volante Bobadilla, que pouco atuava, aproveitou a lesão de Pablo Maia e virou titular.

O São Paulo, então, subiu nas competições que disputa. De terceiro colocado no Grupo B da Taça Libertadores da América, briga pela liderança na última rodada, contra o Talleres, no Morumbis. No Campeonato Brasileiro, deixou a parte de baixo da tabela para ir ao quinto lugar, com 10 pontos ganhos. O Athletico Paranaense, líder, tem 13.
Na Copa do Brasil, o São Paulo estreou com vitória por 3 a 1 sobre o Águia de Marabá, fora de casa, e pode perder por um gol de diferença nesta quinta-feira, às 21h30min, no estádio do Morumbis, para avançar às oitavas de final.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade