Antigo ‘Mercadão’: Projeto de revitalização completou 15 anos

Geral


11/04/2025 - Em fevereiro de 2010 foi iniciado o processo de desapropriação dos boxes desativados do prédio do antigo "Mercadão", na Aimorés com Tabajaras, pela Prefeitura de Tupã. Mas, na verdade, o projeto de reforma e ocupação do  antigo Mercado Municipal, imponente prédio construído na década de 50, teve início em 2007, com a proposta audaciosa do vereador Antônio Alves de Sousa. A proposta, portanto, já completou a maioridade.
O trabalho foi registrado no início do segundo mandato do então prefeito Waldemir Lopes, permanecendo estagnado por alguns anos, ganhando um importante capítulo no governo do saudoso Manoel Gaspar, com a reforma parcial do prédio que, até hoje, abriga a unidade do Poupatempo.
Mas ainda falta resolver o problema da outra metade do prédio, que continua abandonada e tem o seu interior ocupado por mato. Comerciantes próximos relatam a presença de animais peçonhentos, com destaque para escorpiões. "Muita gente não sabe, mas lá tem um reservatório grande de água que, abandonado, é um dos maiores criadouros de mosquito "Aedes aegypti" no centro da cidade", relatou um morador próximo, que usa repelente para toda a família a fim de evitar possíveis contaminações por dengue e chikungunya. "Parece incrível que ninguém atentou ainda para isso", acrescentou.
Diversas propostas já foram apresentadas para a ocupação daquele prédio. Em qualquer das hipóteses, o custo deve ser alto. "Nós reconhecemos isso, mas entendemos também que a prefeitura deve manter o prédio limpo, sem mato, e até retirar o reservatório de água, se possível", propôs o morador, que pediu para não ser identificado, acrescentando que o mesmo problema existe em diversos outros "elefantes brancos" abandonados.
O Mercado Municipal ocupa uma área de 2.847,38 metros quadrados, sendo 2.341,26 m² somente de área construída. O restante, 506,12 m², é formado por área livre. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade