Saúde: Contaminações por dengue e chikungunya caem pela quinta semana consecutiva

Geral


21/02/2025 - Mesmo que os casos de dengue e chikungunya em Tupã tenham apresentado quedas de 94% e 80% respectivamente, na última semana epidemiológica, o município soma 1.440 casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito “Aedes aegypti”. Com isso, todos devem continuar mobilizados no combate a essas doenças.
Segundo dados do governo estadual, na sétima semana epidemiológica Tupã havia registrado 17 casos de dengue e, na oitava semana, apenas um caso. Na sétima semana epidemiológica foram registrados cinco casos de chikungunya e, na oitava semana, apenas um caso. O levantamento mostra que os casos de dengue e chikungunya apresentaram quedas consecutivas nas últimas cinco semanas epidemiológicas. De acordo com os dados do governo estadual, até a manhã de ontem, quinta-feira, dia 20, foram confirmados em Tupã 452 casos de dengue e 988 de chikungunya.

Intensificação 
da campanha

Para reduzir o avanço das arboviroses no município, a Prefeitura de Tupã lançou a campanha “Tupã Mais Limpa” e intensificou os trabalhos de limpeza nas últimas semanas.

O prefeito Renan Pontelli disse que o trabalho ocorre de forma ordenada e envolve várias secretarias. “A ação, uma das maiores já realizadas em Tupã, também foi levada aos distritos de Parnaso, Varpa e Universo”, disse.
O prefeito explicou que o serviço não terá os resultados esperados se não houver a colaboração dos moradores. “É fundamental que cada um dos tupãenses esteja mobilizado e lutando ao lado da prefeitura”, destacou. “Por isso, é preciso manter as casas e quintais livres de objetos que possam acumular água e, desta forma, servir de criadouro para o 'Aedes aegypti'. Se conseguirmos eliminar o vetor, o índice de transmissão será reduzido a praticamente zero”, completou.

Mutirões 
de limpeza

Durante as novas ações, são realizados mutirões de limpeza em todas as ruas da cidade e dos distritos, garantindo desta maneira oportunidade para que sejam descartados materiais inservíveis que, se acumulados nas residências, podem servir como criadouros do mosquito “Aedes aegypti”.

Limpeza e roçada 
de áreas públicas
As equipes da prefeitura dão continuidade ao trabalho realizado sistematicamente de limpeza e roçada de áreas públicas. Há, ainda, uma equipe especial, que será responsável pelo monitoramento destas áreas. 

Limpeza de áreas 
particulares
A prefeitura já está notificando os proprietários de terrenos comunicando-lhes a necessidade de mantê-los limpos. Quando isso não acontecer, a limpeza, roçada e outras ações que forem necessárias serão feitas pelas forças municipais, com posterior cobrança das taxas devidas dos proprietários.

Limpeza e autuação

Mediante autorização dos proprietários e do poder Judiciário, as equipes da prefeitura continuarão verificando todos os imóveis desocupados da cidade, fazendo a busca ativa e eliminando os criadouros quando necessário. Os proprietários de imóveis nos quais forem encontrados focos de “Aedes aegypti”, principalmente os reincidentes, já estão sendo notificados e autuados pela prefeitura.

Entrada em 
imóveis fechados

Com autorização da Justiça e respaldo em legislação federal, a prefeitura está entrando em imóveis em estado de abandono e promovendo a roçada, limpeza e retirada de entulhos. O valor é cobrado dos proprietários.

Nebulização 
e pulverização 
de inseticidas

A Secretaria de Saúde mantém o trabalho de nebulização aérea de inseticida, bem como a pulverização destes produtos casa a casa nos bairros onde o índice de infestação estiver alto. Paralelamente, os agentes dão sequência às visitas domiciliares, realizando a busca ativa por criadouros do inseto transmissor de arboviroses.

Campanhas 
didáticas

A Secretaria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolveu material didático especial destinado às crianças. Estas cartilhas serão distribuídas aos estudantes da rede municipal de ensino. Aproveitando a capacidade que o público infantil tem de influenciar os pais e outros familiares, a ação pretende não somente inspirar e educar as futuras gerações, mas gerar impacto no presente, mobilizando os moradores de todas as faixas etárias na cruzada contra o mosquito. 
Além do trabalho realizado na rede municipal de educação, a prefeitura criou campanha de conscientização. Áreas públicas e outros espaços também serão utilizados para divulgar mensagens, com a utilização de banners, faixas e cartazes, sobre a importância de se manter a cidade limpa e, consequentemente, livre do mosquito.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade