Amendoim tem previsão de boa safra este ano

Geral


05/02/2025 - As chuvas deste início de fevereiro estão sendo determinantes para o enchimento dos grãos e para a consolidação de uma boa produtividade do amendoim, que poderá voltar à média histórica de 500 sacas por alqueire na região de Tupã. Essas últimas chuvas estão dando mais ânimo aos plantadores, que vinham de dois anos seguidos de prejuízos na atividade.
Segundo a AbexBr (Associação dos Produtores, Beneficiadores, Exportadores e Industrializadores de Amendoim do Brasil), com sede em Tupã,  o relatório publicado em dezembro pela Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) onde foram analisados os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), informou sobre um aumento de 9,2% na área plantada e um aumento de 46% na produção nacional de amendoim na safra 2024/2025 em comparação com a safra 2023/2024. “Quem está no setor sabe, no entanto, que os métodos de pesquisa atualmente utilizados pela Conab geram certa discrepância em relação à realidade. As estimativas dos principais players são de maior área (entre 380.000 a 400.000 ha) e produção total de 1.520.000 mt – com casca”. 
Exportações

No ano de 2024, a exportação de amendoim rendeu a quantia de US$ 102 milhões ao município de Tupã. O valor, porém, apresentou uma redução de 15% somente no mês de dezembro em relação ao mesmo mês do ano de 2023 e participação total de 81% no total exportado. No ano passado, o principal destino das exportações tupãenses foi a Rússia, que investiu US$ 27,4 milhões. O valor representa uma redução de 6% somente no mês de dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado e participação total de 22% nas vendas.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade