Saúde: Prédio foi inaugurado mas USF ainda não tem como funcionar

Geral


27/01/2025 - Ao assumir a Prefeitura de Tupã com os cofres praticamente zerados e uma enorme dívida, o atual governo tenta se reequilibrar financeiramente para, de fato, concluir as obras “inauguradas” pela gestão anterior que foram entregues inacabadas. Algumas delas, relacionadas inclusive com serviços de saúde que continuam funcionando de forma improvisada em prédios residenciais alugados, gerando ainda mais despesas ao município. 
Um desses casos é a USF (Unidade de Saúde da Família) Setor A, no Jardim Sumaré, localizado em uma das regiões mais vulneráveis do município e uma das que mais carecem desses atendimentos. 
A secretária adjunta de Saúde, Rosângela Urel, explicou que a gestão anterior entregou a reforma da unidade de saúde, mas sem entregar a mobília, equipamentos, e sistema de ar-condicionado, por exemplo. “Por esse motivo, a unidade continua na residência alugada. Por enquanto, como unidade de saúde da família ela ainda não está apta para retornar às atividades”, disse. “O prédio está pronto, só não temos as instalações, o mobiliário e as adequações”, destacou. 
Rosângela afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem previsão de quando o prédio poderá ser usado para o atendimento ao público, devido aos procedimentos burocráticos que deverão ser realizados para a contratação dos serviços complementares. “Ainda não temos previsão, porque precisa de recursos para comprar a mobília. E quando esse recurso estiver disponível, vai ser preciso licitar e não temos previsão, por enquanto”, explicou. 
Vale lembrar que a unidade voltará a homenagear o saudoso médico Pedro Teófilo Nassif, com o seu nome batizando o prédio.

Reforma
O prédio passou por readequação nas salas de espera, de atendimento, de médico, de enfermagem e consultório odontológico. 
Além disso, foram construídos novos ambientes, entre eles, um consultório ginecológico, salas para entrega de leite, de procedimentos, privativa para os agentes comunitários de saúde e de inalação, banheiros, fraldário, lavanderia e depósito de materiais de limpeza. 
A unidade conta com mais recursos de acessibilidade. 

Vale lembrar que as unidades de saúde são a porta de entrada do usuário do SUS. Mais do que assegurar atendimento e encaminhamento dos casos agudos, é na USF que se faz o acolhimento integral das famílias. A região da zona Leste conta ainda com a USF Alto Sumaré, ao lado da USF “Dr. Pedro Teófilo Nassif” – Setor A. O nome de Nassif deixou de ser usado após o desmembramento do antigo Centro de Saúde D, originando as duas unidades de saúde vizinhas.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade