Comportamento: Pet parenting: um novo fenômeno social

Geral


10/10/2024 - Certamente, você conhece algum "pai" ou "mãe" de pet, que chama seu animal de estimação de filho ou filha e o trata como um membro da família. Em muitos casos, os animais de estimação já não dividem a mesma casa com seus tutores, mas o mesmo quarto e até mesmo a mesma cama. 
Há casais, por exemplo, que optam por ter animais de estimação em vez de filhos. Esse novo fenômeno social chamado de pet parenting, quando um animal de estimação recebe os mesmos cuidados de um familiar, aumentou o número das famílias multiespécies que são formadas por animais domésticos e seus tutores. 

Projeto de lei
O assunto que tomou proporção nacional é tema do Projeto de Lei 179/2023, de autoria dos deputados federais delegado Matheus Laiola (União-PR) e delegado Bruno Lima (PP-SP), que prevê uma série de direitos para os animais de estimação e regulamenta o conceito de família multiespécie como aquela formada pelo núcleo familiar humano em convivência compartilhada com seus animais.
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o projeto em análise na Câmara dos Deputados disciplina diversas situações pelas quais pode passar a família multiespécie: o fim da união estável, o divórcio, os pedidos de guarda e a regulamentação de visitas, entre outras. "Um dos principais direitos assegurados pelo texto é o que garante aos animais de estimação o acesso à justiça para defesa ou reparação de danos materiais, existenciais e morais aos seus direitos individuais e coletivos", afirma. "Nesse caso, caberá ao tutor ou, na ausência ou impedimento deste, à Defensoria Pública e ao Ministério Público representá-lo em juízo", completou. 

Pets herdeiros
O texto também regulamenta a atribuição de patrimônio ao animal visando o seu bem-estar, o que poderá ser feito também por testamento. Nesse caso, caberá ao tutor ou ao responsável administrar os recursos, bem como prestar contas sobre eles em juízo. Em caso de morte do animal, seu patrimônio poderá ser revertido em benefício exclusivo de sua prole, de outros animais pertencentes à mesma família multiespécies ou de fundo voltado à preservação dos direitos de animais.

'MemoriAu'
Assim como acontece com um membro familiar, os tutores também se preocupam com o dia da morte dos seus pets e buscam proporcionar aos mesmos, digamos assim, um velório digno. Em muitos casos, ainda é possível cremar os animais de estimação para ampliar as formas de homenagens póstumas. 
E para atender as demandas das novas famílias multiespécies que se formam em Tupã, a empresa MemoriAu Crematório Pet Care trouxe um conceito inovador e instalou seu escritório, velório e cinzário em um ambiente sereno e acolhedor na Rua Coroados, 883. O espaço foi projetado para proporcionar conforto às famílias durante a despedida de seus pets, inclusive com canil. 
O fundador e sócio-diretor da empresa, Arnaldo Pescuma, disse que o MemoriAu oferece uma variedade de serviços dedicados a honrar a memória dos animais de estimação. "Entre eles, estão a cremação individual e coletiva, cerimônias de despedida personalizadas, urnas exclusivas e a criação de memoriais online para que as famílias possam compartilhar fotos e lembranças de seus pets, onde a maior iniciativa é transformar o nome dos pets falecidos em estrelas de verdade e possibilitar que os tutores possam ver eternamente as 'estrelas', através de um aplicativo em nosso site", disse.

Espécies 
Os serviços da empresa serão destinados para pets de todas as espécies, até 350 quilos. 
Pescuma disse que a empresa atende cães, gatos, aves, roedores e animais exóticos. "Acreditamos que todo animal de estimação merece uma despedida digna, independentemente de sua espécie ou porte", disse. "Em diversas capitais é proibido enterrar os cães no solo, devido ao risco de contaminação, sobretudo em regiões que possuem lençóis freáticos subterrâneos, como é o nosso caso aqui, com o Aquífero Guarani", acrescentou. 

Pacotes de serviços 
A empresa oferece diferentes pacotes para atender às necessidades e possibilidades financeiras de cada família. "Os preços variam conforme o tipo de serviço escolhido, como cremação individual ou coletiva, e opções adicionais como cerimônias físicas e online, urnas personalizadas em impressora 3D ou mesmo ecológicas, além de acolhimento psicológico para os tutores enlutados, familiares e amigos", afirmou Pescuma. 
De acordo com a sócia e CFO Meg Pescuma, o MemoriAu busca a total humanização do processo, "oferecendo opções acessíveis sem comprometer a qualidade e o respeito necessários nesse momento tão delicado", disse.

Membros da família 
Os empresários que disseram ser apaixonados por animais, escolheram sua Golden Retriever "Nina" para ser a mascote e a "garota-propaganda" da empresa, que chama atenção em um grande outdoor na cobertura do prédio. 
Pescuma disse que os pets ocupam cada vez mais um lugar especial nos lares, sendo considerados membros da família. "Oferecer esses serviços - que já são obrigatoriedade em muitos países e cidades brasileiras - é uma forma de proporcionar às pessoas a oportunidade de se despedirem adequadamente de seus companheiros, prestando homenagens e encontrando conforto nesse momento de perda", afirmou. 

Mercado dos pets
Pescuma disse que pouca gente sabe, mas existem mais pets do que crianças no Brasil. "Também é comum atualmente muitos novos casais adotarem pets como uma espécie de teste, antes de conceber filhos", afirmou. 
O empresário explicou que o mercado pet apresenta um crescimento significativo há várias décadas. "Cada vez mais, as pessoas investem no bem-estar e na qualidade de vida de seus animais de estimação", disse. "Esse aumento reflete não apenas na procura por produtos e serviços, mas também na busca por alternativas que atendam às necessidades dos pets em todas as fases da vida, inclusive no momento da despedida. Este movimento é chamado de pet friendly", completou. Um local pet friendly é aquele que recebe bem os tutores e seus animais de estimação. 

Conexão emocional
Pescuma destacou que a relação entre humanos e animais de estimação já dura milênios e tem se fortalecido com o passar dos tempos, com os pets sendo vistos como parte integrante da família. "Essa conexão emocional profunda leva as pessoas a investirem mais em cuidados, alimentação de qualidade, saúde e bem-estar de seus animais", disse. "Além disso, a conscientização sobre a importância do respeito e dignidade aos animais tem incentivado a busca por serviços especializados", acrescentou. 

Parcerias
A empresa trabalha para efetivar parcerias importantes com a classe veterinária para a microchipagem gratuita dos pets, emissão de RGA e passaporte simbólico dos pets, e realizar um cadastro nacional dos mesmos para facilitar a busca e localização, entre outros benefícios. 

Início dos 
atendimentos 
O diretor de marketing e vendas da empresa, Sidney Ferrér, disse que a previsão do início das operações em nível regional está marcada para o mês de novembro e a expansão em nível estadual e depois nacional para o primeiro trimestre de 2025. "Os clientes contemplados com os planos também terão outros benefícios, como clube de descontos, seguro de vida para os pets e muito mais", explicou. 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade