Pessoas com deficiência: Áreas de lazer adaptadas ainda são pouco utilizadas

Geral


8/10/2024 - Nos últimos 11 anos, a população com deficiência motora em Tupã aumentou em 3,36%. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2010 o município tinha 2,2 mil pessoas com deficiência motora. No ano de 2021 eram 2.274, o que representa um aumento de 74 pessoas. 
De acordo com os dados, 72,60% da população com deficiência motora (1.651 pessoas) tinham mais de 60 anos de idade e 62,35% desse público (1.418 pessoas) eram mulheres. 
No ano de 2021, as pessoas com deficiência motora representavam 3,46% da população, que na época era estimada em 65.615 habitantes.  
Devido a essas novas projeções, o município ainda carece de novas áreas de lazer voltadas especificamente para esse público alvo. 
Vale lembrar que há mais de dez anos uma academia para pessoas com deficiência foi inaugurada no cruzamento das ruas Gertrudes Maria de Oliveira Campos e Liberdade, na Vila Marajoara, ao lado da Escola Estadual "Sebastião Teixeira Pinto".
Devido à falta de cobertura do local, as pessoas com deficiência não conseguem frequentar o espaço durante o dia por causa do calor. No período da noite, o problema é a falta de iluminação.
Outro local destinado para o lazer dessa população, mas ainda pouco usado, principalmente pela falta de conhecimento desse público alvo, é um balanço destinado apenas para cadeirantes na Praça "Gilberto Múccio Mazzei", nas proximidades do campo do Almoxarifado. O equipamento, porém, tem espaço apenas para uma pessoa e deve ser utilizado na companhia de responsáveis. Ou seja, por mais que o balanço adaptado seja destinado para uso exclusivo de cadeirantes, a pessoa com essa deficiência não consegue usar esse equipamento sozinha para desenvolver a sua autonomia. 

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade