Saúde: Acidentes por picadas de escorpiões têm queda de 15%

Geral


06/09/2024 - As infecções causadas por picadas de escorpiões entre os meses de janeiro a agosto deste ano, tiveram queda de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre os meses de janeiro a agosto de 2023 foram registrados em Tupã 279 acidentes causados por picadas de escorpiões. 
 
Os dados do mês de agosto de 2024 não estavam finalizados, mas até a última contagem da secretaria haviam sido registrados neste ano, pelo menos 237 acidentes com picadas de escorpiões.
Vale lembrar que o período de altas temperaturas contribuiu com a proliferação de escorpiões e, consequentemente, com a incidência de novos casos, principalmente na área urbana. 
 
Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos. Por isso, a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e, se possível, sem entulhos. Recomenda-se o fechamento correto dos sacos de lixo, instalação de telas tanto nos ralos de casa como nas janelas, e inclusão de sacos de areia nas frestas das portas. 
De hábitos noturnos, os escorpiões ficam escondidos durante o dia, e de noite saem para se alimentar. É comum surgirem pela rede de esgoto e, por esse motivo, é bom evitar condições de umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo. É importante também chacoalhar roupas e sapatos e, antes de colocar a mão em lugares escuros, olhar bem.
 
Controle dos 
escorpiões
Segundo o Manual de Controle de Escorpiões, elaborado pelo Ministério da Saúde, a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável; o que precisa ser feito é um controle em cima dessa população. As iniciativas consistem em intervenção nas áreas de risco, em que a gerência do serviço de saúde do município - que controla os acidentes - planeja as ações com base na avaliação da situação de ocorrência de escorpiões. 
Buscas ativas são realizadas dentro e fora das casas, visando a captura dos escorpiões, conhecimento e melhoria dos ambientes que são favoráveis à ocorrência e proliferação e, principalmente, a conscientização dos moradores.
 
Como proceder em caso de acidente
Em caso de acidente causado por picada de escorpião, o infectado deve procurar atendimento médico no Pronto-Socorro da Santa Casa, na Rua Manoel Ferreira Damião, 426, pois o hospital é a única unidade de saúde do município que oferece o soro adequado para esse tratamento. 
Segundo informações do Instituto Butantan, os acidentes por escorpiões podem ser divididos em três tipos - leves, moderados ou graves - e são mais frequentes na Primavera e no Verão, épocas em que a população do aracnídeo aumenta devido ao período de reprodução.  
O veneno, por ser neurotóxico, é capaz de mexer com todo o sistema nervoso e pode causar muita dor no local da picada, podendo se estender para o membro inteiro. Nesse caso, o médico faz infiltração de anestésico para que a dor fique localizada e diminua rapidamente. 
 
Evoluindo para o caso moderado, a dor ficará mais intensa e o acidente pode causar suor excessivo, náuseas e vômitos, e a partir daí o moderado se torna grave. 
O agravamento leva à salivação, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e até mesmo ao óbito. Para os dois últimos casos, utiliza-se a soroterapia. O médico avalia quantas ampolas serão necessárias de acordo com a evolução do caso, e o paciente pode ficar internado e em observação. 
Levar o animal para o atendimento médico pode ajudar a fazer o tratamento adequado mais rapidamente. Após o acidente, a orientação é para que não ingira nada, muito menos bebida alcoólica. Nada disso vai amenizar a dor e nem agir contra o veneno. Também não é correto colocar gelo ou água fria no local da picada; isso faz com que a dor fique muito maior. A única coisa que age contra o veneno é o soro antiaracnídico e antiescorpiônico. 
O que deve ser feito: em primeiro lugar, lavar o local da picada com água e sabão. Para aliviar a dor, pode ser feita compressa de água morna ou quente no local da picada. Depois, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo para fazer o atendimento apropriado e encaminhar o paciente aos locais indicados, disponíveis nos sites do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Ministério da Saúde. É importante saber que qualquer unidade de saúde vai encaminhar para um local que tenha soro.
 
O que fazer se 
encontrar um 
escorpião
É importante tomar muito cuidado ao encontrar um escorpião. Não pode colocar a mão e nem pisar. Há casos, por exemplo, em que as pessoas pisam na parte da frente do escorpião, se esquecendo que eles picam com a cauda. Se for possível, é recomendado coletar o escorpião vivo para que ele possa ser identificado. Mas se a pessoa estiver em local isolado e sem condições de coletar o animal, pode sim matá-lo, e em seguida colocá-lo em um vidro com álcool. Depois, ela deve entrar em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), para a identificação e registro da espécie. Assim, é possível monitorar e verificar se na região aparecem mais casos. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde de Tupã, localizada na Rua Paiaquás, 370. O telefone é o (14) 3404-2200.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade