Museu ‘Índia Vanuíre’: Primavera dos Museus é destaque de setembro

Geral


05/09/2024 - O Museu "Índia Vanuíre" já iniciou a sua programação do mês de setembro, com seus projetos fixos programados, como é o caso do Museu e Cidadania, que acontece amanhã, sexta-feira, dia 6, das 9 às 10 horas.
O Museu e Cidadania promove a inclusão sociocultural de pessoas com deficiência, através de atividades educacionais lúdicas, que exploram o acervo para incentivar o pertencimento e a memória coletiva. 
Neste mês, os participantes criarão cartões postais personalizados com a imagem da fachada da instituição, em homenagem aos 44 anos da nova instalação, celebrados em 21 de setembro.

Projeto Museu 
Jovem
Trata-se de um projeto, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, que busca promover o pertencimento e a memória coletiva por meio de atividades culturais. Neste mês, no dia 18, das 9 às 10 horas, os participantes terão uma roda de conversa sobre a história do museu e visitarão o Solar "Luiz de Souza Leão" para conhecer a trajetória do fundador.
 
Primavera dos 
Museus
Mas o destaque deste mês é o projeto Primavera dos Museus, que terá dois eventos. O primeiro, no dia 25, das 9 às 10 horas e das 15 às 16 horas, terá Oficina de Artesanato Indígena Adaptado, que é projetada para ser inclusiva e acessível a pessoas com deficiências físicas e cognitivas, promovendo a expressão criativa e a compreensão da cultura indígena. 
Além de ensinar técnicas de artesanato, a oficina visa criar uma conexão profunda com a cultura indígena de maneira acessível e inclusiva. Adaptando materiais e métodos, o objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora e acessível para todos os participantes, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão cultural.
Ainda dentro da Primavera dos Museus, no dia 26, no mesmo horário, acontece a roda de conversa "A Voz Indígena na Inclusão". Neste dia, Lidiane Damaceno e Samuel Onório estarão no museu para um diálogo sobre a inclusão das culturas indígenas em espaços culturais e sociais, destacando as perspectivas e experiências dos próprios representantes indígenas. 
A roda de conversa tem como objetivo criar um espaço de diálogo aberto e respeitoso, onde essas experiências e perspectivas possam informar e inspirar práticas mais inclusivas e representativas em diversos contextos culturais e sociais.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade