Política: Um novo bloco político se forma na Câmara Municipal

Política


31/07/2024 - Com a proximidade das eleições municipais, grupos políticos começam a se solidificar na formação de novas alianças, mesmo que, por enquanto, algumas pareçam confusas ou, aparentemente, contraditórias. Esses são os “ossos do ofício” do jogo político, inclusive, em um município de médio porte como Tupã, onde as estruturas do poder pouco se alteram e, antigos adversários tendem a se tornar novos aliados. Nas proximidades das eleições municipais, os interesses indivi-duais são mais importantes.

Basta observar como se desenha o cenário político local para as eleições deste ano. O atual vice-prefeito Renan Pontelli (PSDB) já articula sua pré-candidatura a prefeito como oposição ao governo municipal, de quem era aliado. Eduardo Edamitsu, “Shigueru” (PL), que sempre foi aliado da atual administração, já afirmou que não será “vice de ninguém”, abandonando uma eventual chapa com o virtual candidato da situação, Wilson Quiles Júnior, “Quilão” (PSD).

Novos aliados

Na última segunda-feira, dia 29, o vereador Charles dos Passos (PL), então aliado ao governo municipal desde que substituiu PH Andrade, que teve o mandato cassado, se tornou integrante de um novo bloco político formado na Câmara Municipal. O novo bloco conta ainda com outros dois parlamentares: “Renatinho da garagem” (Novo) e “Paulo da farmácia” (Podemos). Publicamente, “Renatinho da garagem” e o seu partido já definiram, em convenção, apoio ao pré-candidato a prefeito Renan Pontelli.
O PL, até o momento, se mantém como aliado político do governo municipal, mas ainda aguarda conversações para definir se apoiará uma eventual pré-candidatura a prefeito de “Shigueru” ou se manterá o apoio à chapa de “Quilão”, indicado pela situação. Isso poderá ser definido ainda hoje, com a visita do deputado federal Luiz Carlos Motta.
“Paulo da farmácia”, que se elegeu pelo PSD, deixou o partido após se sentir excluído pelo grupo e não ter suas solicitações atendidas pela Prefeitura de Tupã, segundo alegou. 

Hoje no Podemos, “Paulo da farmácia” pode apoiar uma eventual pré-candidatura a prefeito do empresário Bruno Marquezi, o que ainda será definida na convenção do partido marcada para o dia 3 de agosto.
Marquezi ainda se mantém como “prefeitável”, mas segundo fontes ouvidas pela reportagem, sua pré-candidatura a prefeito pode não acontecer, dependendo das próximas movimentações políticas.

Nesse cenário, Charles dos Passos, que é considerado um dos principais quadros do partido, principalmente por estar em mandato, tem seu nome especulado para fortalecer a oposição em um possível apoio a Renan Pontelli, caso o PL não aprove o nome de “Shigueru” como pré-candidato a prefeito do partido, em convenção que acontecerá no dia 4 de agosto, um domingo, às vésperas do prazo final das convenções partidárias.

Como se observa, a confusão está instalada nesse imenso “jogo de xadrez”. Será preciso ser muito bom em cada jogada, para não fazer um lance errado e levar um “xeque mate”. A partida termina na próxima segunda-feira.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade