Turismo: Centro de Artesanato se tornou um novo ponto cultural de Varpa

Geral


23/07/2024 - Após a reforma do seu Centro Histórico, Varpa passou a oferecer melhor estrutura para os visitantes que participam dos eventos culturais realizados no distrito.
Tradicionalmente, Varpa já recebe visitantes de outros locais do País, do Estado e do mundo, devido sua relevância histórica que traz em seu bojo a imigração leta à região, no ano de 1922.
Documentários, reportagens e filmagens ainda são realizadas no distrito para divulgar e preservar essa história centenária de Varpa e os seus principais pontos turísticos, como a Fazenda Palma, por exemplo que, neste ano, também celebrará 100 anos de história.
O valor cultural e simbólico de Varpa atrai visitantes e intercambistas à região, que buscam conhecer a história do distrito. Nos últimos meses, Varpa recebeu a presença de visitantes da Letônia. Uma intercambista que tem conhecidos em Varpa se hospedou no distrito para revisitar e conhecer novos pontos turísticos da região e, no mês de junho, um casal de irmãos artistas letos se apresentou na programação da festa Ligo.
Vale lembrar que diversos visitantes se deslocam para Varpa, constantemente, para participar dos cultos da Igreja Batista e aproveitam momentos de lazer na Fazenda Palma. Essas e outras atrações em Varpa fizeram com que o poder público investisse no distrito, como na recente construção do Centro de Artesanato, inaugurado no mês de novembro do ano passado. 
E essas melhorias já mostram resultados positivos em Varpa. Em oito meses, após a inauguração do Centro de Artesanato, o local se transformou em mais um ponto de encontro e comércio no distrito.

A presidente da Associa-ção de Moradores do Distrito de Varpa, Márcia Félix, disse que o Centro de Artesanato já está se transformando em um novo ponto cultural.  “O local é um espaço muito importante para a comunidade. É um ponto de venda que atrai muitos turistas”, afirmou. “Todos os eventos, quando não temos a feira [FeirArt], são feitos no local. Assim foi feita a ‘Festa da Toalha Branca’ e outros eventos culturais. O local está se transformando em um ponto cultural e é isso o que nós queremos”, acrescentou.
O Centro de Artesanato possui espaço de convivência com bancos e mesas para que os visitantes possam se acomodar no local e conferir as atrações. Os visitantes ainda podem fazer compras na lojinha, onde são vendidos artesanatos, doces, salgados, mel, geleias, compotas, conservas, pães, salgados, bolachas e produtos típicos letos feitos pelos próprios moradores de Varpa. 
A lojinha do Centro de Artesanato funciona de quarta a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e aos finais de semana, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade