Governo reforça importância da doação de sangue

Geral


10/06/2024 - No "Junho Vermelho", mês destinado para fortalecer a importância da doação voluntária de sangue, o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove a campanha “Para Sempre, Doador. De Geração em Geração”, desenvolvida pelo grupo Fundação Pró-Sangue e pelo grupo Hemocentros Unidos. O intuito da ação é aumentar o número de doações no Estado, incentivando mais pessoas a se tornarem doadoras e salvarem vidas daqueles que necessitam de uma transfusão.
“O 'Junho Vermelho' é uma campanha de conscientização sobre a doação voluntária de sangue, que tem uma dimensão nacional. Vários hemocentros abraçaram essa causa e o resultado foi a ação dos Hemocentros Unidos deste ano, com o mote 'Para Sempre Doador, de Geração em Geração', mês em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho”, informa Alfredo Mendrone Júnior, diretor Técnico-Científico da Pró-Sangue.
Na Pró-Sangue, os estoques de alguns tipos sanguíneos estão em níveis baixos, como no caso do O+, O- e B-, e o tipo A+, que está em alerta. Quando o estoque de um tipo sanguíneo atinge o nível crítico, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande, de acordo com a fundação. 

Mensalmente, a fundação coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue, destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual, entre o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração (InCor), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Doação antes 
da vacinação
Na última segunda-feira (3), o Estado de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe, e normalmente campanhas de imunização tendem a ter um impacto negativo na coleta de sangue, pois afastam os doadores dos hemocentros. Isso porque as vacinas costumam ser um impedimento temporário para os candidatos à doação. O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas contra a gripe devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário. Já as pessoas que apresentarem uma reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem aguardar o término dos sintomas para doarem.
Dentro desse cenário, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que doe sangue antes de se vacinar.

Quem pode doar?
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. Os doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar alimentado, porém sem refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).

Como ser 
um doador?
Para realizar a doação, basta realizar o agendamento online no site da Pró-Sangue, no link www. prosangue. sp.gov.br e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
 O processo de doação é seguro e leva menos de uma hora, retirando no máximo 450ml do líquido, o que pode salvar até quatro vidas. 
Em Tupã, as doações podem ser feitas no Banco de Sangue da Santa Casa II, no antigo Hospital São Francisco.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade