Autoescola: Exame de agosto pode mudar de local por causa da Exapit

Geral


5/7/2024 - Alunos de autoescolas estão realizando aulas e exames práticos no recinto da Exapit, às margens da Rodovia "Comandante João Ribeiro de Barros", a SP-294. O recinto, que conta com diversas ruas, é propício para a realização das aulas e exames práticos de motos, carros, ônibus e caminhões, que ocorrem diariamente no local. 
De acordo com uma autoescola ouvida pela reportagem, a realização da 53ª Exapit, entre os dias 14 a 18 de agosto, não suspenderá as aulas práticas das autoescolas e os exames práticos dos alunos. Nos dias da Exapit, as aulas práticas serão realizadas nas ruas da cidade para não haver conflito com as programações do evento. Os exames práticos estão marcados para os dias 1º e 15 de agosto. O exame do dia 1º acontecerá na Exapit, mas o do dia 15 ainda não foi informado, já que será realizado no mesmo dia de atrações do evento. 

Idade de veículos de autoescolas
O governo federal deverá sancionar até o dia 10 de julho, quarta-feira da semana que vem, o Projeto de Lei nº 2.000/2022 aprovado no Senado no dia 18 de junho, que estabelece a idade máxima dos veículos destinados à formação de condutores. 
De acordo com a Agência Senado, as idades máximas, não computado o ano de fabricação, serão de 8 anos para a categoria A (motocicletas, motonetas, triciclos e automotores); 12 anos para a categoria B (automóveis de até oito lugares); e 20 anos para as categorias C, D e E (automóveis de transporte de carga e de passageiros).
'Fim das autoescolas'
Vale lembrar que, ao contrário do que tem sido propagado por meio de fake news nas redes sociais, a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ainda depende de aulas em CFCs (Centros de Formação de Condutores), mais conhecidos como autoescolas. 
Os conteúdos desinformativos veiculam a informação falsa de que teria sido sancionada nova lei desobrigando os candidatos de realizarem as referidas aulas junto aos CFCs. 
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o processo de habilitação e as normas relativas à aprendizagem serão regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 
Por meio da Resolução nº 789, de 18 de junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito consolidou as normas sobre o processo de formação de condutores de veículos. Essa norma prevê que a formação do condutor compreende a realização de curso teórico-técnico e de prática de direção veicular junto aos CFCs. Após a conclusão do curso de formação, o candidato será submetido ao exame teórico-técnico e ao exame de direção veicular.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade