Praça da Bandeira ainda precisa de melhorias em sua estrutura

Geral


26/02/2025 - A gestão anterior realizou diversas obras na Praça da Bandeira para embelezar e melhorar a estrutura do local aos visitantes, principalmente nos dias de festividades. A Praça da Bandeira recebe diversos eventos que são tradicionais no município, como o “Quinta com Arte”, “Semana da Solidariedade”, “Tupã Junina”, “Nippon Fest”, “Dia da Cidade”, “Natal de Luz”, entre outros. 
Em sua construção histórica, o calçamento da praça era feito de petit pavet, que foi retirado pela gestão anterior para receber um piso de cimento liso. A pavimentação retirada tinha valor histórico. O desenho formado pelas pedras de petit pavet em faixas intercaladas em preto e branco representava um grafismo indígena – o que reafirmava a identidade histórica do município com os povos originários. 
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a antiga pavimentação auxiliava, inclusive, na drenagem da praça em dias de chuva. “O petit pavet ajudava na contenção das chuvas, drenando essa água pelos vãos entre as pedras”, disse. “Agora, essa pavimentação de cimento serviu para canalizar e aumentar o volume das águas das chuvas que descem pela Rua Caingangs e atravessam a Avenida Tamoios”, acrescentou. 
Apesar das críticas sobre esse investimento, houve quem aprovou a revitalização da Praça da Bandeira ao explicar que o novo projeto melhorou a acessibilidade para cadeirantes e idosos. 

Alameda do 
Artesanato
A Alameda do Artesanato, na Praça da Bandeira, foi inaugurada pela gestão anterior, no dia 5 de setembro do ano passado. O projeto de R$ 685 mil foi executado com uma cobertura entre o portal de acesso da Praça da Bandeira até o PIT (Posto de Informações Turísticas). Ao realizar as obras, a gestão anterior construiu a laje, ao redor de uma árvore, sob a justificativa de preservação ambiental. Mas ao concluir as obras, a prefeitura retirou a árvore e a laje ficou com o espaço aberto na cobertura. Uma nova árvore foi plantada no lugar, mas até que ela cresça e ocupe o mesmo espaço, os frequentadores da alameda são atingidos pela chuva. 
O secretário Municipal de Obras, Leandro Marquezi, disse que a prefeitura não pode realizar novos serviços no local porque o projeto não pode ser mais alterado. “Mas estamos vendo a possibilidade de fechar aquele espaço com algum tipo de material acrílico”, disse Marquezi, ao explicar que a secretaria construiu uma mureta na Praça da Bandeira para reduzir o volume das águas das chuvas.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade