Tupã tem 576 mesários já confirmados

Política


Terminou na última quarta-feira, dia 8, o prazo de convocação dos mesários que irão trabalhar nas eleições gerais deste ano.
A chefe do Cartório da 143ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de Tupã e Arco-Íris, Luciana Nonato Barreto, disse que 600 mesários foram convocados pelo Cartório Eleitoral. “Destes, 576 são de Tupã e 24 de Arco-Íris”, afirmou.
O treinamento dos mesários acontecerá no dia 22 de setembro, um sábado, no Fórum da Comarca de Tupã, em três horários: um no período da manhã e dois no período da tarde. 

De acordo com o governo federal, todos os eleitores maiores podem ser convocados, desde que estejam em situação regular com a Justiça Federal, e todos possuem o direito à dispensa do trabalho pelo dobro de dias em que prestou o serviço.
Conforme dados do portal de notícias do Governo do Brasil, cerca de 2 milhões de eleitores foram convocados até ontem para que trabalhem como mesários nas eleições. Além de estarem com a situação regularizada junto à Justiça Federal, há a determinação, no que diz respeito ao convocado, de que ele não seja candidato a nenhum dos cargos pleiteados ou que tenha parentesco consanguíneo e por afinidade até segundo grau com nenhum deles.
O governo esclarece ainda que entre as tarefas do mesário estão, por exemplo, as funções de compor as mesas de votos, receber os eleitores, coletar assinaturas e impressões digitais, fiscalizar as eleições e demais tarefas de logística e organização. “Aqueles cidadãos que trabalharem como mesários, têm direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital”, informa a nota.

Justificativa

Em Tupã, 12 pessoas irão trabalhar nas eleições, nas mesas de justificativa. O treinamento acontecerá no dia 29 de setembro, no Cartório Eleitoral. 
No município, os maiores números de justificativas realizadas estão nas escolas “Professora Helena Pavanelli Porto”, “Professora Ester Veris Cerpe”, “Maestro Nelson de Castro”, e “Professora Irene Resina Migliorucci”. 
Vale lembrar, porém, que em todos os postos de votação haverá mesa para justificativas.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias