TUPÃ: 89 ANOS Definida programação do 1º Festival de Comida Artesanal

Geral


O mês de aniversário da cidade está repleto de novidades e eventos para toda população. Um deles é a realização da primeira edição do Festival Comida Artesanal, apoiado pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã. O evento será realizado no próximo dia 14 de outubro, domingo da semana que vem, das 10 às 19 horas, na Estância Santa Mônica, que fica no Km 3 da estrada vicinal Tupã/Juliânia.
De acordo com a idealizadora do evento, Andréia Fuzinelli, o festival, que foi formatado nos moldes dos festivais de Verão realizados na Europa, onde diversas atividades acontecem ao mesmo tempo, contará com palestras durante o dia todo. “No total, serão apresentadas cinco palestras, que abordarão diversos temas. As palestras terão início às 10h30 min e a última está marcada para às 15 horas. A diferença deste festival em Tupã é que estamos focando na produção de comida de forma artesanal e na sustentabilidade, fatores que valorizam a produção local e o produtor de pequena escala”, contou.

Palestras
Segundo a programação, a primeira palestrante será a especialista do Senar de Assis, Marta Regina Matta Cardoso, que abordará o tema “Relações da nutrição com as doenças”. O evento terá início às 10h30 min.
Na sequência, às 11h30 min, haverá uma palestra sobre “Hortas Urbanas”, com o membro da Associação Ambientalista Origem (Marília), Sérgio Urbaneja. Já às 13 horas será a vez da palestrante Sílvia Cristina Vieira Gomes, professora da Unesp Tupã e UniFai, que vai falar sobre o “Locavorismo e sua relação com a sustentabilidade”.
Logo após, às 14 horas, será a vez da palestrante  Maryanna Kaneji (Marília) falar sobre o tema “Colocando em prática o conceito ‘lixo zero’”. E para fechar a programação de palestras, às 15 horas, a representante da Cervejaria Othomania (Pompéia), Stela Patrocínio, dará uma aula sobre “Harmonização gastronômica com cervejas especiais”.

Cardápio 
Segundo a organização do evento, o cardápio do festival contará com sorvetes, massas italianas, carnes especiais, queijos frescos e temperados (de vaca e búfala), méis exóticos, embutidos sem conservantes, cafés especiais, cervejas artesanais, pipoca gourmet, hortaliças e até ovos orgânicos. “Será uma grande oportunidade para a população conhecer um pouco mais sobre a gastronomia da região, as comidas artesanais e também alimentos saudáveis que serão comercializados durante o festival”, destacou.
O evento contará também com um espaço dedicado à conscientização e educação ambiental, e cursos na área de gastronomia. A programação aberta ao público inclui palestras, workshops e minicursos com temas que vão abordar a execução de hortas em pequenos espaços, o conceito lixo zero, harmonização de cervejas especiais, preservação do meio ambiente, a relação dos alimentos com as doenças, entre outros.
Durante todo o período do evento, profissionais de nutrição estarão, gratuitamente, calculando o IMC - Índice de Massa Corporal, e oferecendo orientações nutricionais. 

Exposição
Segundo a idealizadora do festival, o evento ainda contará com exposições. Segundo a organização, entre os expositores de sustentabilidade estão produtos lixo zero e plantas. O município ainda receberá expositores de outras cidades do Estado, como Marília, São José do Rio Preto, Pompéia, Getulina, Bastos, José Bonifácio, Queiroz e Arco-Íris. 

Atrações musicais
Além da exposição e a comercialização de diversos alimentos de qualidade, entre as atrações musicais estarão artistas de MPB, viola caipira e sertanejo universitário, que vão se revezar no palco durante todo o dia.

Concurso
Também fará parte da programação do 1º Festival de Comida Artesanal, um concurso de receitas de amendoim, que promete movimentar o festival no final da tarde. 

Os interessados em participar devem inscrever a receita pelo e-mail festivalcontato@hotmail.com. As inscrições já estão abertas e o regulamento pode ser encontrado na página do festival no Facebook. “Serão selecionadas as 10 melhores receitas, que passarão pela degustação dos jurados no dia do evento. Os três primeiros colocados recebem premiação em vales-compras e utensílios domésticos”, finalizou Andréia Fuzinelli.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias