Segundo dia de provas acontece no domingo

Geral


Em Tupã, 21,53% dos alunos inscritos para realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no último domingo, dia 4, faltaram ao exame. Dos 1.932 alunos inscritos, 416 faltaram no primeiro dia de avaliação, segundo informou a coordenadoria do Enem em Tupã.
Isso significa que 1.516 candidatos estão aptos para o segundo dia de provas. É possível, porém, que haja novas desistências.
As provas serão aplicadas na EE “Índia Vanuíre”, Rua Guaranis, 1.271, e nas Faculdades Fadap/Fap, na Rua Mandaguaris, 1.010.
Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Das 13 às 13h30 min, serão repassados os procedimentos de segurança nas salas de prova. As provas serão iniciadas às 13h30 min.
No próximo domingo, os alunos terão até as 18h30 min para concluir a prova - meia hora a menos em relação ao primeiro dia de avaliação.
Vale lembrar que, no próximo domingo, segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
A prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Documentos válidos
Para participar do Exame, os alunos deverão se identificar, por meio da apresentação de documentos originais. Os documentos válidos para serem apresentados no dia das provas são os oficiais, com fotos recentes.
Caso o aluno chegue ao local de provas sem um documento válido, poderá aguardar uma possível entrega do documento fora do local de provas.
Não será aceito qualquer documento em formato eletrônico.
Se o candidato teve o documento roubado, será preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

Obrigatório
O candidato deverá realizar as provas com caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e portar documento oficial de identificação original com foto. É aconselhável portar o cartão de confirmação de inscrição, ou a declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe de sala (caso precise do documento).

Proibido
Durante a realização das provas, será proibido o uso de borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes), fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros e manuais.

Antes de começar
a prova
Antes de entrar na sala, o candidato deverá guardar os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, fechando o lacre e deixando debaixo da sua cadeira até terminar a prova. É preciso conferir os dados no cartão-resposta/folha de redação e  na ficha de coleta do dado biométrico. Aguardar a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta. É preciso destacar com muito cuidado o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.
Fuja da eliminação

Os candidatos serão eliminados do Enem 2018 ao informar dados errados ou anexar declaração e/ou documentos falsos no sistema de isenção e no sistema de inscrição que pode anular sua inscrição; levar para a sala objetos proibidos; usar óculos escuros e boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas; portar armas de qualquer espécie; ou começar as provas antes das 13h30 min.
Os candidatos devem permitir que artigos religiosos como burca e quipá, se usados, sejam revistados; não pertubar a ordem no local de aplicação das provas.
Depois das 13 horas, não será permitido se comunicar com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou fiscal; será proibido o porte de qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação. Tudo deve ser guardado no envelope porta-objetos.
Não use livros, notas ou impressos durante a aplicação; não saia da sala, a partir das 13 horas, sem o acompanhamento de um aplicador ou fiscal; não deixe o local de prova nas duas primeiras horas de aplicação; entregue ao aplicador, dentro do prazo, o cartão-resposta, a folha de redação, a ficha para coleta de dado biométrico e a folha de rascunho; não saia com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de prova; siga todas as orientações da equipe de aplicação.
Caso a candidata seja lactante e levou um acompanhante, não deve permitir que ele entre na sala. Os candidatos deverão manter seus envelopes no porta-objetos lacrado e identificado até a saída definitiva do local de provas; não faça anotações em qualquer documento que não seja o cartão-resposta, o caderno de questões, a folha de redação e a folha de rascunho; não se recuse, sem justificativa, a passar pela revista eletrônica e pela coleta de dado biométrico, assim como ter seus objetos revistados eletronicamente. Em caso de dúvida, consulte o fiscal de sala.

 

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias