SAÚDE: Prefeitura entrega Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Geral


Na manhã da última quarta-feira (13), a Prefeitura de Tupã, por meio da equipe da Unidade de Saúde da Família do Setor A, entregou 20 Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa. Esta iniciativa do governo federal ocorre desde o ano passado e integra um conjunto de ações que visam qualificar o serviço prestado aos idosos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, as cadernetas são implantadas no município desde o ano passado e a entrega, que ocorreu na quarta-feira (13), na unidade do Setor A, foi uma ação isolada da equipe. “Em Tupã, recebemos mais de 2 mil exemplares de cadernetas que estão sendo entregues aos idosos desde o ano passado, através de todas as equipes de atenção básica do município. A entrega de quarta-feira foi uma ação isolada para representar uma parte dos pacientes atendidos na cidade”, explicou.  
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da saúde do idoso e iniciativas que contemplem a melhora dos atendimentos prestados à população. “Esta é uma forma de organizar o processo de trabalho das equipes de saúde, que otimizam suas ações e possibilitam a avaliação integral da saúde da pessoa idosa”, concluiu.
A encarregada das Unidades de Saúde da Família (USF) do Setor A, Andreza Biaggi, informou que a ação é uma política pública que contempla os direitos, preferências e necessidades, com o objetivo de garantir atenção integral à saúde da população idosa do município. “A caderneta permitirá o registro e acompanhamento do idoso pelos próximos cinco anos. O Ministério da Saúde adotou essa estratégia pensando na saúde do idoso e envelhecimento populacional. Com a implantação das cadernetas será possível garantir uma atenção maior a esta parcela da população, com ações mais efetivas e voltadas às suas necessidades”, disse.
Biaggi acrescentou que a caderneta contém informações importantes, que vão auxiliar o profissional a dar uma melhor assistência à saúde do idoso. “À medida que os idosos vão às suas respectivas unidades de saúde, eles recebem a sua caderneta. É fundamental que todos mantenham os dados atualizados, para que os profissionais de saúde possam identificar e prestar um melhor atendimento aos pacientes”, destacou.

Já o secretário Municipal de Saúde, Wilson Quiles Junior, ressaltou que a caderneta pode ser preenchida com informações cedidas pela pessoa idosa, familiares e cuidadores. “As informações cedidas ajudarão os profissionais a identificarem as vulnerabilidades do idoso, de forma que consigam prestar um atendimento voltado às necessidades do paciente. Esta iniciativa ajuda os servidores de saúde durante a rotina de trabalhos e garante aos idosos um atendimento mais rápido”, disse.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias