Saúde Carreta da Mamografia prorroga atendimentos

Geral


A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até o próximo dia 6 de setembro, quinta-feira da semana que vem, os atendimentos da Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres do Peito. A expectativa é que sejam atendidas mais 175 mulheres.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, a carreta-móvel já atendeu 550 mulheres, de forma gratuita e sem agendamento prévio, com exames gratuitos de mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama. “Por dia, são distribuídas 50 senhas e os atendimentos são realizados por ordem de chegada. A carreta está estacionada na Praça da Bandeira, defronte ao Grande Hotel Tamoios, e atende de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, com 25 senhas, das 9 às 13 horas”, revela.
Segundo ele, os dias 5 e 6 de setembro serão reservados para exames complementares às mulheres que venham a necessitar. Além disso, o programa tem como foco atender mulheres entre 50 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama. “Mulheres nesta faixa etária não precisam de pedido de solicitação de mamografia para realizar o exame na carreta, bastando apresentar o RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos também podem realizar o exame, porém, precisam ter em mãos, além do cartão SUS e RG, o pedido de solicitação da mamografia que poderá ser retirado em sua unidade de saúde”, conta.

Carreta
O secretário contou ainda que o Programa Mulheres de Peito possui unidades móveis equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. “A iniciativa busca a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, além de facilitar o acesso ao procedimento, agendamento e garantia de tratamento para os casos diagnosticados. Toda a infraestrutura técnica, operacional e profissional necessária para os exames de prevenção do câncer de mama estarão disponibilizados na carreta que ficará estacionada e atendendo ao público na Praça da Bandeira”, explicou.

Garcia ainda ressaltou a importância de as mulheres realizarem o exame, pois é uma maneira de diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. Na oportunidade, ele ainda convidou todas as mulheres para que aproveitem o período de prorrogação de atendimento do programa e realizem os exames que a carreta proporciona. “Quero convidar as mulheres tupãenses a se dirigirem até a carreta do programa Mulheres de Peito e realizar o exame de mamografia, que é um exame simples, rápido e gratuito. Temos que lembrar que o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no Estado de São Paulo. A mamografia permite a detecção ainda em fase inicial e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido”, finalizou.
Mulheres de Peito
O Programa Mulheres do Peito é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, e o atendimento da Carreta da Mamografia em Tupã foi viabilizado por intermédio do vereador Eduardo Edamitsu, com a parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias