SAÚDE: Amanhã tem ‘Dia D’ para vacinação contra o sarampo

Geral


14/2/2020 - Amanhã, sábado, dia 15, todos os postos de saúde do município ficarão abertos, das 8 às 17 horas, para o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e atualização da vacina contra a febre amarela. As equipes irão conferir a caderneta de vacinação e aplicar a dose somente naquelas pessoas que não estiverem com o esquema vacinal completo.
O público-alvo da vacinação contra o sarampo são as pessoas com idades entre 5 e 19 anos. Já para a imunização contra a febre amarela, o Calendário Nacional de Vacina prevê uma segunda dose para crianças de 4 a 7 anos.
De acordo com a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, a vacina é a melhor forma de prevenção contra essas doenças. “A vacinação é seletiva e somente aqueles que ainda não tomaram ou estão com o esquema vacinal incompleto serão imunizados. Como sabemos que algumas pessoas não conseguem comparecer nos postos de saúde nos horários habituais, esta ação será importante para que todos consigam verificar e atualizar a caderneta de vacinas”, disse.
Já o secretário Municipal de Saúde, César Donadelli, convidou a população para comparecer ao mutirão de atendimentos. “Além da atualização da caderneta de vacina, a população também pode atualizar seu cadastro no SUS. Por isso, convido todos para comparecerem aos seus postos de saúde e aproveitarem os diversos atendimentos oferecidos”, convidou.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. A única forma de prevenção contra a doença é a vacinação. No mutirão deste sábado, pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha (5 a 19 anos) que ainda não estão com o esquema vacinal completo, devem se imunizar.

Febre amarela

A febre amarela também é uma doença infecciosa causada por um vírus e é transmitida pelo mosquito ‘’Aedes aegypti’’ (infectado pelo vírus). A forma mais eficaz de prevenção contra a doença é a vacinação.
 O Calendário Nacional de Vacinação prevê uma segunda dose da imunização contra a febre amarela para crianças com idades de 4 a 7 anos e, por isso, no mutirão, as equipes também aplicarão doses da vacina nas pessoas desta faixa etária.

Sua notícia

Esta área é destinada para o leitor enviar as suas notícias e para que possamos inserí-las em nosso portal. Afim, da população ter informações precisas e atualizadas sobre os mais variados assunto

Envie a sua notícia por e-mail:

Todas as notícias

publicidade